Sanhaço-do-coqueiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSanhaço-de-coqueiro
Thraupis palmarum em Registro, no Brasil

Thraupis palmarum em Registro, no Brasil
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Thraupidae
Género: Thraupis
Espécie: T. palmarum
Nome binomial
Thraupis palmarum
(Wied, 1821)

Thraupis palmarum (Wied), vulgarmente chamado de sanhaço-de-coqueiro, sanhaço-pardo e sanhaçu-verde[1] , é um endêmico pássaro traupídeo latino-americano, pertencente à família dos tiês.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Sanhaço" é oriundo do tupi sa'i wa'su, "saí grande"[1] . "Sanhaço-pardo" e "sanhaçu-verde" são referências à sua coloração pardo-esverdeada.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Mede cerca de 18 cm, pesando em média 36 g. Não apresentam quase nenhum diformismo sexual, a não ser pelo fato da fêmea apresentar uma coloração ligeiramente mais pálida.

Seu habitat inclui áreas semiabertas, campos de cultivo, cerrados, pomares, jardins e ambientes arborizados. O ninho é feito pelo casal, tem a forma de um cesto aberto, geralmente feito de folhas largas e secas, revestido de fibra vegetal. A postura da fêmea é de, em média 2-3 ovos, de coloração creme ou branca com manchas cinzas, sendo que a incubação leva, em média, 13-15 dias. Os filhotes permanecem no ninho por 17-20 dias.

Alimentam-se principalmente de frutos, néctar, aracnídeos de pequeno porte e insetos, incluindo lagartas.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Ocorre principalmente na América LatinaArgentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Trindade e Tobago e na América do SulGuiana e Suriname.

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 546

Ligações externas[editar | editar código-fonte]