Sani Abacha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sani Abacha
Presidente da Nigéria
Mandato 17 de Novembro de 1993 - 8 de Junho de 1998
Antecessor(a) Ernest Shonekan
Sucessor(a) Abdulsalami Abubakar
Vida
Nascimento 20 de Setembro de 1943
Kano, Nigéria
Morte 8 de Junho de 1998
Abuja, Nigéria
Dados pessoais
Primeira-dama Maryam Abacha
Profissão militar (general)

Sani Abacha (Kaduna, Nigéria, 20 de Setembro de 19438 de Julho de 1998) foi um político nigeriano, presidente da Nigéria de 1993 à 1998.

Fez os seus estudos primários e secundários antes de entrar para a Academia Militar de Kaduna, Nigéria em 1962 dai passou mais tarde em 1965, para uma instituição de ensino superior onde concluiu a formação militar básica do seu país.

Viajou para o Reino Unido em 1971 para estudar na Academia de Infantaria de Westminster, ao regressar ao seu país fez estudos no estado maior na cidade de Jaji, tendo em seguida ingressado no Instituto Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos da Nigéria.

Durante o ano de 1983, com a categoria de Tenente teve uma participação bastante activa no golpe de estado de derrubou Alhaji Shehu Shagari e colocou no poder Muhammadu Buhari. Em 1985 Muhammadu Buhari foi retirado do poder por outro golpe de estado desta vez pela intervenção de Ibrahim Babangida, Sani Abacha esteve de novo envolvido neste acontecimento onde foi considerado como uma das figuras chave.

Ainda em 1985 e com o novo governo entrou para o Concelho de Governo das Forças Armadas da Nigéria debaixo do controle do general Babangida e assumiu a chefia do exército. Debaixo do regime militar a Nigéria viu em 1993 ser anulados os resultados das eleições presidenciais do dia 12 de Junho e que tinham dado a vitória ao empresário e milionário muçulmano Moshood Kashimawo Olawale Abiola, que tinha sido o candidato do Partido Social Democrata nigeriano.

Ainda em 1993, no dia 27 de Agosto, Babangida fez a nomeação de Ernest Shonekan como presidente do governo interino de unidade nacional da Nigéria. Tentando por diversas vezes conseguir a união dos nigerianos ao fazer anúncios de eleições presidenciais para o dia 19 de Fevereiro de 1994. Com este governo Sani Abacha foi nomeado Ministro da Defesa. Devido aos grandes problemas políticos e sociais ocorridos na Nigéria o governo de Shonekan teve de apresentar a sua demissão, facto que aconteceu no dia 17 de Novembro de 1993. Nesse mesmo dia, o já Tenente General Sani Abacha, proclamou-se chefe de estado da Nigéria e manteve-se à frente do Ministério da Defesa e assumiu o cargo de chefe das forças armadas.

O sexto mandatário militar da Nigéria, Shonekan, desde que a Nigéria obteve a independência do Reino Unido em 1961, dissolveu o parlamento e a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e declarou proscritos os únicos partidos políticos existentes, proibiu as manifestações, nomeou governadores militares em todos os 30 estados da federação nigeriana que estavam debaixo de mandato civil e instituiu um rígido regime ditatorial.

Em 1995 casou com Maryam Jidah, que tinha sido rainha da beleza da Nigéria de quem teve 9 filhos. Faleceu em 8 de Julho de 1998 alegadamente por infarto do miocárdio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Ernest Shonekan
Presidente da Nigéria
1993 - 1998
Sucedido por
Abdulsalami Abubakar
Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.