Sanitas no Japão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sanita-bidé com um jacto de água próprio para lavar o ânus do utilizador.
Comandos de uma sanita moderna no Japão.


Pode-se encontrar no Japão dois tipos de sanitas (português europeu) ou vasos sanitários (português brasileiro). O tipo mais antigo é a simples sanita de agachar, actualmente ainda em uso. Após a Segunda Guerra Mundial as modernas sanitas Ocidentais com autoclismo e urinóis tornaram-se comuns. A grande inovação das casas de banho de estilo Ocidental no Japão são os bidés que, de acordo com estatísticas relativas ao ano de 2004, estão instalados em mais de metade das habitações japonesas. No Japão os bidés são vulgarmente chamados Washlets (ウォシュレット, Woshuretto?), nome patenteado por uma companhia fabricante de sanitas e que inclui algumas funções avançadas dificilmente encontradas fora da Ásia. Dependendo do modelo, esses bidés foram concebidos para levantarem o tampo quando um utilizador se aproxima, lavam o ânus e/ou a vulva do utilizador (incluindo funções pulsantes e de massagem) e secam depois com ar morno, descarregam automaticamente e fecham o tampo quando termina a utilização.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sanitas no Japão
Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.