São Moritz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sankt-Moritz)
Ir para: navegação, pesquisa
São Moritz
{{{2}}}
'
Cantão Grisões
Distrito O Cantão Grisões não está dividido em distritos
Língua(s) oficial(is) Alemão
Coordenadas 46° 30' N 9° 50' E
Altitude 1.838 m n.m.m.
Área 28,69 km²
População (2003)
 - Densidade
5.029 hab.
175 hab/km²
Fracções Champfèr, Sankt-Moritz-Bad, Suvretta
Fronteiras Bever, Celerina/Schlarigna, Samedan, Silvaplana
Código postal 7500
Website stmoritz-gemeinde.ch
Comuna de São Moritz a destacado.

São Moritz ou São Maurício (em francês: Saint-Moritz, em alemão: Sankt-Moritz, em italiano: San Maurizio, em romanche: San Murezzan), é uma comuna da Suíça, no Cantão Grisões, com cerca de 5.029 habitantes.

Situada na região de Engadina, estende-se por uma área de 28,69 km², de densidade populacional de 175 hab/km². Confina com as seguintes comunas: Bever, Celerina/Schlarigna, Samedan, Silvaplana.

A língua oficial nesta comuna é o Alemão, sendo o Italiano a segunda língua falada pelos 22 % dos habitantes, e 5,4% falam romanche, segundo as estatísticas de 2000.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Em 1137/1139 aparece ad sanctum Mauricium numa cópia de um documento oficial e que se torna em 1296 sancti Mauricii, pelo que a sua origem provém da adoração a São Maurício.

História[editar | editar código-fonte]

Mencionado pela primeira vez por Paracelso em 1537 devido às nascentes de água ferruginosa está na base de diferentes descrições médicas. Nos séculos XVII e XVIII atiram principalmente os italianos, nomeadamente os dignitários da Casa de Bourbon-Parma e a primeira análise química data de 1674 e o um estabelecimento termal é aberto em 1832.

Desporto[editar | editar código-fonte]

A partir de 1864 a localidade desenvolve-se principalmente pela chegada dos primeiros alpinista e ao mesmo tempo dos desportistas ingleses que introduzem nos anos 1880 os "desportos de inverno" como o curling, o skeleton e o bobsleigh cuja primeira pista foi aberta em 1890), antes que o esqui se imponha como " o desporto invernal". Rapidamente torna-se uma estância mundana de repouso e desporto de primeira ordem na Europa e, por exemplo, São Moritz foi a primeira comuna suíça a eletrificar a iluminação pública em 1878 e a inaugurar um telesquis em 1935.

O desenvolvimento de São Moritz como estação de desporto está diretamente ligado à criação de Megève na França e mesmo ao facto de ter sido escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1928 e dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1948.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.