Santa Bárbara (Ribeira Grande)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Santa Bárbara  
—  Freguesia  —
Brasão de armas de Santa Bárbara
Brasão de armas
Santa Bárbara está localizado em: Açores
Santa Bárbara
Localização de Santa Bárbara nos Açores
37° 47' 59" N 25° 32' O
País  Portugal
Região Flag of the Azores.svg Açores
Concelho RGR1.png Ribeira Grande
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 12,73 km²
População (2011)
 - Total 1 275
    • Densidade 100,2/km2 
Código postal 9600
Orago Nossa Senhora das Vitórias
Elevação a Freguesia - 18 de Junho de 1971

Santa Bárbara é uma freguesia portuguesa do concelho da Ribeira Grande, com 12,73 km² de área e 1 275 habitantes (2011). Densidade: 100,2 hab/km². Freguesia essencialmente rural, de solos muito férteis, onde grande parte dos seus habitantes dedicam-se ao sector primário. Sendo que o sector terciário tem vindo a ganhar terreno.

A sua área estende-se desde, praticamente do Oceano Atlântico até à cratera da Lagoa do Fogo. Sendo que os amantes de actividades de ar livre encontram na freguesia muita diversidade, que podem ir desde os passeios pedestres, até ao parapente, passando pelo BTT, entre outros.

Trata-se de uma freguesia, que embora pequena, a sua população jovem e dinâmica eleva o seu nome muito para além das suas fronteiras geográficas. Assim sendo, colectividades como: Banda Filarmónica Nossa Senhora das Vitórias fundada a 1986 pelo maestro Leonardo Cymbron, Grupo de Escoteiros AEP - 196, Grupo de teatro, Grupo Folclórico e Clube de Xadrez, prestam um muito bom nome à sociedade de Santa Bárbara, a mais nova freguesia da malha urbana da cidade Nortenha da ilha de S. Miguel.

As festas maiores da freguesia realizam-se no último domingo de Agosto e são em honra a nossa Senhora das Vitórias. As festas têm a duração de oito dias, nos quais têm lugar diversas actividades tais como: procissão solene no Domingo, cortejo de ofertas na segunda-feira, arrematações, jogos desportivos, e nos últimos dias temos a já tradicional banda das canas, bem como o dia do chicharro.

Sendo que o dia 4 de Dezembro e nos dias seguintes realizam-se as festas em honra da padroeira, Santa Bárbara.

De destacar ainda a magnifica cozinha da freguesia, sendo que pratos como torresmos à vinha-de-alhos e outras iguarias ligadas à matança do porco, bem como o delicioso pão caseiro e a muito afamada doçaria.

Litoral[editar | editar código-fonte]

Na Costa Norte encontra-se a praia de Santa Bárbara ( ou Areal de Santa Bárbara, ou Areais ), conhecida pelas suas ondas de classe mundial. A praia possui um longo areal e é um lugar que todos os praticantes de surf visitam, sendo também agradável para os banhistas,

Atualmente, a praia de Santa Bárbara recebe anualmente uma etapa do ASP World Tour, o Sata Airlines Azores Pro, e uma etapa do Pro Junior Europeu, normalmente em Setembro.

Património edificado[editar | editar código-fonte]