Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santa Casa de Misericórdia de Sobral
Frente da santa casa se sobral.jpg
Tipo Entidade filantrópica
Fundação 29 de maio de 1925
Fundador(es) Dom José Tupinambá da Frota
Página oficial www.stacasa.com.br

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral é um hospital pertencente a irmandade das Santa Casa de Misericórdia na cidade de Sobral. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, beneficente, filantrópica e de assistência social, portadora do Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos e reconhecida de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. Sua abrangência demográfica cobre a demanda de 75 municípios, com cerca de 1.750.000 habitantes sendo um Centro de Referência em saúde para toda a região.

A Santa Casa de Sobral tem atualmente 411 leitos e faz uma média anual de mais de 22 mil internações.

História[editar | editar código-fonte]

No dia 25 de agosto de 1912 houve a solenidade da benção da pedra fundamental, feita pelo Bispo de Sobral à época e idealizador da nova instituição, Dom José Tupinambá da Frota. No fim de 1918, o prédio estava todo preparado e pintado, esperando por Irmãs Religiosas para dirigirem internamente o hospital. Em 8 de dezembro de 1923 é fundada a Associação Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Depois de um longo esperar, afinal, no dia 31 de janeiro de 1925, chegaram de fato as Irmãs do Instituto das Filhas de Santa Ana, para administrar o hospital. No dia 24 de maio de 1925, festa de Nossa Senhora Auxiliadora ocorreu a solenidade de inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, sucessora da Sociedade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, mantém as seguintes instituições: dois hospitais denominados Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Hospital do Coração, Abrigo Sagrado Coração de Jesus, Unidade de Fisioterapia Dom José, Laboratório de Análises Clínicas Fernando Mendes, Instituto Radiodiagnóstico de Sobral, Clínica Odontológica Dr. Raimundo Lima Neto, Albergues para Renais Crônicos e para pacientes em tratamento Quimioterápico e Hotel Visconde.

Para o desenvolvimento de suas atividades, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral tem em sua estrutura organizacional três poderes independentes e harmônicos: Assembléia Geral; Equipe administrativa composta de 11 membros; e Conselho Fiscal composto de 6 membros, eleitos para um mandato de 3 anos. Frise-se que todos participam das atividades de forma voluntária, sem remuneração.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.