Santa Helena de Goiás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Helena de Goiás
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Santa Helena de Goiás
Bandeira
Brasão de armas de Santa Helena de Goiás
Brasão de armas
Hino
Lema Amor ao Trabalho
Gentílico santa-helenense [1][2]
Localização
Localização de Santa Helena de Goiás em Goiás
Localização de Santa Helena de Goiás em Goiás
Localização de Santa Helena de Goiás em Goiás
Santa Helena de Goiás está localizado em: Brasil
Santa Helena de Goiás
Localização de Santa Helena de Goiás no Brasil
Mapa
Mapa de Santa Helena de Goiás
Coordenadas 17° 48' 50" S 50° 35' 49" O
País Brasil
Unidade federativa Goiás
Municípios limítrofes Rio Verde, Acreúna, Maurilândia, Santo Antônio da Barra e Turvelândia
Distância até a capital 200 km
História
Fundação 14 de outubro de 1943
Administração
Prefeito(a) João Alberto Rodrigues (Patriota, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [3] 1 127,855 km²
População total (Estimativa IBGE/2017[4]) 38 743 hab.
 • Posição GO: 30º
Densidade 34,4 hab./km²
Clima Tropical Temperado
Altitude 570 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [5]) 0,747 alto
PIB (IBGE/2012[6]) R$ 720 749 mil
PIB per capita (IBGE/2012[6]) R$ 19 606,90
Sítio santahelena.go.gov.br (Prefeitura)

Santa Helena de Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás. Possui uma área territorial de 1.128 km² e sua população estimada em 2017 era de 38.743 habitantes de acordo com o IBGE. Faz divisas com os municípios de Rio Verde, Acreúna e Maurilândia, estando situada no sudoeste do estado a cerca de 200 km da capital, Goiânia, e distando 410 km da capital federal, Brasília.

Na cidade também está localizado o Seminário Menor, São João Maria Vianney, destinado a formação sacerdotal da Diocese de Jataí. Dentre os principais nomes que passaram pela cidade existem o ex-bispo da Igreja Católica chamado Dom Miguel Pedro Mundo e o ex-governador, ex-prefeito da cidade e atualmente deputado federal, Alcides Rodrigues.

Sua história é marcada pela agropecuária, destacando-se inicialmente com o plantio de "Arroz", "Banana" e "Café" nos anos de 1950/60.

O município tem como principais indústrias a Italac, a Monsanto do Brasil e uma usina de álcool e açúcar (Usina Santa Helena), que é controlada pelo Grupo Naoum com sede em Anápolis. Também está se instalando em Santa Helena um pólo de confecções que produzirá diversos tipos de roupas para a Hering.

Santa Helena de Goiás já foi considerada a capital nacional do algodão, sendo que o maior contribuinte para tal título foi a vinda de vários produtores da Alta Mogiana Paulista, Triângulo Mineiro e trabalhadores braçais nordestinos entre as décadas de 60, 70 e 80. Vieram por encontrar solo fértil, sendo a cidade um dos ícones em desenvolvimento agrícola, prova disso era a honrada 2ª maior economia do estado, perdendo apenas para a capital Goiânia, isso no auge do Algodão. Hoje possui a Fundação-GO que pesquisa variedades de algodão em parceria com a Embrapa e uma empresa de transformação de caroço de algodão em torta, muito útil à alimentação animal, que é a Guanambi Rações.

Com a expansão das plantações de cana-de-açúcar, a cultura do algodão migrou-se radicalmente para o estado de Mato Grosso e para o oeste da Bahia, o que ocasionou uma grande diminuição do capital circulante no município. Uma grande quantidade de trabalhadores dependentes da cultura do algodão tiveram seus empregos extintos e isso causou um aumento do desemprego e abertura de postos de trabalho informal na região. As antigas algodoeiras que saíram de funcionamento estão sendo reaproveitadas em novas construções, como por exemplo a vinícola Santa Helena, que funciona em uma algodoeira desativada. Prova desta diversificação agrícola é a transformação de um colégio agrícola em uma futura unidade de pesquisa da Embrapa/Uva. Existem também parcerias de pequenos agricultores com empresas ligadas a produção de sucos, doces, compotas, etc... Dando assim o plantio de Maracujá, Banana, e entre outros.

Santa Helena conta hoje com um excelente hospital que é o Hospital de Urgências da região sudoeste (HURSO), que conta com 122 leitos, sendo 10 de UTI adulto e 10 de UTI infantil, direcionado para urgências nas áreas de traumatologia, ortopedia, cirurgia geral, neurocirurgia e exames de média e alta complexidade. Atendendo 27 cidades da região sudoeste, entre elas: Rio Verde, Jataí, Mineiros, São Simão, Paranaiguara, Quirinopólis, Caçu, Maurilândia, Acreúna, Serranopólis, Chapadão do Ceú e Santa Rita do Araguaia. A cidade conta também com uma unidade da Universidade Estadual de Goiás com 4 cursos, sendo eles Administração, Sistemas de Informações, Matemática e Engenharia Agrícola.

A cidade possui 4 emissoras de rádio que são: Rádio Ouro Branco FM 102,7... Rádio Santelenense AM 1010, Rádio Nova Paz FM e Rádio Cultura, ambas 87,9 FM. Além de contar com uma emissora de televisão: TV Rios, Canal 17, afiliada a TV Brasil.

No ano de 2020, houve a entrada de uma nova indústria no ramo farmacêutico, chamada Walkmed.

Esporte[editar | editar código-fonte]

Santa Helena Esporte Clube[editar | editar código-fonte]

A cidade é sede do Santa Helena EC, vice-campeão do Campeonato Goiano de 2010 e rebaixado à 2ª divisão estadual em 2011. No mesmo ano disputou a Copa do Brasil, enfrentando o Uberaba, sendo derrotado por 3 a 1.

Referências

  1. http://www.santahelena.go.gov.br/historico Histórica de Santa Helena de Goiás
  2. Concede título de cidadania honorário Santa-helenense. Lei que concede título de cidadania honorário Santa-helenense
  3. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  4. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/santa-helena-de-goias/panorama  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  6. a b @Cidades (2012). «Produto Interno Bruto dos Municípios 2012». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 28 de fevereiro de 2015 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.