Ifigênia da Etiópia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Santa Ifigênia)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Santa Ifigênia
Santa Ifigênia, imagem mineira do século XVIII no Museu Afro Brasil.
Nascimento século I
Morte século I
Veneração por Igreja Católica
Gloriole.svg Portal dos Santos

Ifigênia ou Ifigénia (em latim: Ephigenia)[1] é uma santa católica, e uma das responsáveis pela disseminação do Cristianismo na Etiópia. É festejada no dia 21 de setembro.

Hagiografia[editar | editar código-fonte]

Ifigênia, de acordo com o livro de Jacobo de Vorágine, '"Lenda Dourada", era filha do rei etíope Eggipus. Ela foi dedicada a Deus por Mateus, o Evangelista. Quando Hirtacus sucedeu no poder ao pai da santa, o novo soberano prometeu que daria metade de seu reino ao apóstolo caso persuadisse a filha do falecido monarca a se casar com ele. Mateus, então, convidou o rei a acompanhar a missa de domingo. Aproveitando que ele ali se encontrava, explicou-lhe que não poderia permitir que a jovem virgem se casasse com ele, pois ela fora consagrada ao Senhor. Enfurecido, Hirtacus então mandou seus homens matarem Mateus aos pés do altar, o que o transformou num mártir da fé cristã.

Ainda descontente com a morte de Mateus, o rei tentou destruir a casa de Ifigênia, incendiando-a. Entretanto, o apóstolo apareceu e expulsou as chamas do lugar, voltando-as em direção ao palácio real. Completando o castigo divino, o filho de Hirtacus foi possesso pelo demônio e ele próprio contraiu lepra, vindo logo a se matar.

Então, o povo aclamou o irmão da santa como seu rei. Ele reinou por setenta anos e foi sucedido por seu filho, que, por sua vez, mandou construir pela Etiópia muitas igrejas cristãs.

Referências

  1. Pela grafia arcaica, Efigênia.
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.