Santa Isabel (Viamão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

Santa Isabel é um bairro do município de Viamão, Rio Grande do Sul, Brasil.

O bairro[editar | editar código-fonte]

Paróquia da Santa Isabel

Conforme o aspecto geo-político atual, Santa isabel é apenas um bairro do distrito de Passo do Sabão[1] . Contudo, a Santa Isabel possui características muito específicas e curiosas. Uma íntima e inigualável relação com a capital dos gaúchos, por exemplo. Isto ocorre devido a sua situação geográfica que, limítrofe com Porto Alegre, ganha os ares de importância dos porto-alegrenses[carece de fontes?]. Jerônimo de Ornelas, o sesmeiro do Morro Santana, é considerado por diversos historiadores como precursor da povoação de toda a região, inclusive do local onde hoje se encontra o bairro. Santa Isabel possui uma "historiografia própria" relacionada diretamente com o contexto histórico do restante da região conhecida outrora como "Campos de Viamão"[carece de fontes?].

No livro denominado "Raízes de Viamão"[2] [3] , lançado em 2008 pela Prefeitura Municipal de Viamão, aparece novamente com destaque a história da "Vila Santa Isabel"[carece de fontes?].

Atualmente, muitos analistas consideram Santa Isabel como uma verdadeira cidade coexistindo dentro de um todo maior, a cidade de Viamão[carece de fontes?]. Alguns fazem referência a "Grande Santa Isabel" ou a "Região da Santa Isabel"[carece de fontes?], uma vez que oficialmente Santa Isabel é apenas um bairro.

O fato é que a vila Santa Isabel é hoje o centro urbano do distrito de Passo do Sabão, destacando-se pela pujança comercial, humana e cultural. O setor de prestação de serviços também é bastante desenvolvido, através de diversos estabelecimentos localizados ao longo da avenida Liberdade e adjacências.

Já houve tentativas de emancipação político-administrativa, dado o seu potencial citado dentro do contexto geral da velha capital dos gaúchos, no entanto, surgiram entraves políticos que impediram o processo de prosperar[carece de fontes?]. Contudo, a esperança de retomar este processo ainda é muito presente entre diversos moradores da "Cidade de Santa Isabel". Segundo a tradição da comunidade católica local, a santa padroeira do local é Santa Isabel da Hungria.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Raízes de Viamão: Memória, História e Pertencimento, Vera Lucia Maciel Barroso, 2008
  • Os Primordios da História da Santa Isabel. Jaques Xavier Jacomini. 1999.

Referências

  1. Jornal Correio Rural. Canteiros revitalizados no Passo do Sabão. Página visitada em 08 de setembro de 2011.
  2. Prefeitura Municipal de Alvorada. Alvorada participa do “Raízes de Viamão”. Página visitada em 19 de novembro de 2013.
  3. Jornal Viamão Hoje. Romer critica ausência de famílias tradicionais no Livro Raízes. Página visitada em 19 de novembro de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.