Santa Maria sopra Minerva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se você procura pela igreja de mesmo nome em Assis, consulte Igreja de Santa Maria sobre Minerva.


Vista da frente da Igreja de Santa Maria sopra Minerva.

A Igreja de Santa Maria Sopra Minerva é o primeiro e o único templo gótico de Roma.

Construção[editar | editar código-fonte]

A construção do edifício foi iniciado em 1280, no sítio de antigo templo de Isis, erradamente identificado como templo de Minerva, donde o nome que significa «acima de Minerva».

Desconhece-se quem foi o arquiteto e os trabalhos continuaram até 1453, quando a abóbada gótica foi colocada sobre a nave. Também desconhecido é o autor da fachada simples, renascentista, na qual ainda se podem ver as marcas das inundações do rio Tibre do século XVI ao século XIX.

Funções religiosas[editar | editar código-fonte]

A igreja sempre pertenceu aos dominicanos, cujo Generalato, ou sede do corpo administrativo central em Roma - foi situado no edifício vizinho, à esquerda. O mesmo edifício abrigou as altas autoridades da Inquisição no século XVII, nos tempos em que julgaram Galileu Galilei.

Localizada, como era, bem no centro da cidade, e pertencendo a uma ordem de pregadores, a igreja era muito popular entre os romanos. Numerosas capelas laterais foram acrescentadas, e há muitos sepulcros onde estão papas, o pintor Fra Angelico, que pertencia à Ordem, e Santa Catarina de Siena.

A capela mais famosa é a Carafa, no final do transepto direito, construída para o Cardeal Oliviero Carafa e consagrada em 1493. Sua fama deriva dos afrescos de Filippino Lippi, encarregado da decoração interna de 1488 a 1493. É uma das mais belas decorações de capela em toda Roma. Lippi pintou os afrescos em honra da Virgem Maria e de São Tomás de Aquino, o célebre doutor da Igreja medieval, também dominicano. A parede atrás do altar, onde São Tomás aparece recomendando o cardeal aos bons ofícios da Virgem, mostra a Assunção da Virgem. Na parede à direita, cenas da vida e apoteose do santo, incluindo uma vista do Palácio Laterano com o monumento equestre a Marco Aurélio que ali permanecia então. A representação dos vícios e virtudes, originalmente na parede esquerda, teve que dar lugar ao sepulcro do papa Paulo IV (pontificado de 1555 a 1559), sobrinho do Cardeal Carafa, cujo nome está tão ligado à Contra-Reforma e à Inquisição. É muito grande em Lippi a impressão de ilusão espacial e a parede atrás do altar dá impressão mesmo de se abrir para o mundo espiritual. São típicas da pintura inicial da Renascença a descrição naturalística de espaço e paisagem, os personagens sutilmente diferenciados, que se relacionam diretamente a que os olha. As pilastras da capela são decoradas com «grotescos», reação à pintura de parede romana redescoberta quando na década de 1480 se achou a Domus Aurea.

Escultura de Michelangelo, à esquerda do altar principal da igreja.

Outra grande atração da igreja, seu maior tesouro, é a grande estátua do Cristo Ressuscitado por Michelangelo, esculpida em mármore desde 1519 e desvendada a 27 de dezembro de 1521. O próprio escultor a achava tão má (por ter encontrado um veio negro no mármore) que se propôs a trocá-la por outra. No século XVI foi um dos trabalhos mais admirados do grande artista e o pintor Sebastiano del Piombo tão impressionado ficou que declarou que só os joelhos do Cristo valiam mais do que o resto todo que continha Roma. O que é incomum é a combinação de um assunto como Cristo combinado com a imagem idealizada de um herói da Antiguidade, pois Cristo está de pé, inteiramente nu (o pano sobre os rins é uma adição barroca), sem feridas, numa atitude forte de contrapposto, virando a cabeça. Agarra a cruz e os instrumentos de seu martírio nas duas mãos, num gesto que demonstra a natureza voluntária de sua morte na cruz.

Como com o tempo foi perdendo suas características, grande restauração no século XIX fê-la recuperar seu ar gótico.

Lista de Cardeais de Santa Maria sopra Minerva[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Santa Maria sopra Minerva