Santa Marta de Portuzelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Freguesia de Santa Marta de Portuzelo
 Portugal Santa Marta de Portuzelo  
—  Freguesia  —
Castelo de Portuzelo
Castelo de Portuzelo
Santa Marta de Portuzelo está localizado em: Portugal Continental
Santa Marta de Portuzelo
Localização de Santa Marta de Portuzelo em Portugal
41° 42' 19" N 8° 46' 18" O
País  Portugal
Concelho VCT.png Viana do Castelo
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 6,72 km²
População (2011)
 - Total 3 805
    • Densidade 566,2/km2 
Código postal 4900
Orago Santa Marta
Correio electrónico executivo@santamartadeportuzelo.pt
Sítio http://www.santamartadeportuzelo.pt
junta@santamartadeportuzelo.pt
Senhora da Silva

Santa Marta de Portuzelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Viana do Castelo, com 6,72 km² de área e 3 805 habitantes (2011)[1] . Densidade: 566,2 hab/km².

Até 22 de Agosto de 2003, era apenas conhecida como Santa Marta, tem como valores patrimoniais e aspectos turísticos a Igreja paroquial, o Pelourinho,o Cruzeiro de Santa Marta, o Castelo de Portuzelo e a praia fluvial.

As tradições festivas são : Senhor dos Passos, Romaria de Santa Marta (2.º Domingo de Agosto), Festa de Santa Tecla ( Lugar de Samonde, última semana de Maio), Festa de Santo António (Lugar da Romé, 14 de Junho), Festa de S. José ( Março), Festa de Nossa Senhora da Silva (Lugar de Portuzelo. no segundo fim de semana de Julho).

Os principais sectores laborais de Sta. Marta de Portuzelo são a Agricultura, a Indústria Textil e o Comércio.

O património cultural e edificado, desde o Cruzeiro setecentista, passando pelas diversas Capelas, Igreja Paroquial, Castelo de Portuzelo, até aos valores paisagísticos das margens do rio Lima, Praia da Preguiça, Monte do Alto da Cruz, permitem potenciar uma zona que é bonita por natureza e que se advinha mais notável em virtude da centralidade e do desenvolvimento que nos últimos anos a tornaram com mais qualidade, nos serviços, nas estruturas que servem a população (Escolas, Centro de Formação Profissional, Centro de Saúde, Infantário, Centro de Dia), na construção habitacional, que se quer cada vez mais “coroa da habitação”, na cultura, no lazer e no desporto que nos últimos tempos, tiveram um incremento muito significativo.

Demografia[editar | editar código-fonte]

         Evolução da População desde 1864 até 2011                 Evolução dos Grupos Etários (2001 e 2011)                   

Evolução da  População  1864 / 2011; Variação da População  1864 / 2011; A População em 2001; A População em 2011;

Património[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

Nesta freguesia existe o Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito constituido por:5 escolas de primeiro ciclo e pela escola EB 2,3/S Pintor José de Brito. Sendo a escola Pintor José de Brito a sede do agrupamento.Além deste agrupamento possuiu também o Centro de Formação Profissional de Viana do Castelo, dois infantários e um centro de dia.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A nível de cultura possui a Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo que propociona várias actividades. Desde futebol de veteranos, Karaté, ginástica, ballet, danças de salão...

A Freguesia de Santa Marta de Portuzelo é conhecida em Portugal enteiro desde 1940, mais precisamente 28 de Maio desse ano, pelo trabalho do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, grupo, este, que tem vindo a divulgar por todo país e mundo a Cultura e Tradições de Santa Marta de Portuzelo. Pela mão do Dr. Eduardo Sousa Gomes, primeiro e do Sr. Abílio Costa, depois, este Grupo vem granjeando grande prestigio e pode-se considerar um dos grandes embaixadores de Portugal e do Alto Minho, em todo o Mundo. Fez a sua primeira actuação em público na cidade de Guimarães, durante o terceiro centenário da Independência de Portugal. Desde então, tem sido solicitado para participar em diversos festivais e romarias, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Este foi o primeiro Grupo Folclórico a estar presente no estrangeiro, a maior parte das vezes em representação oficial. Fez diversas digressões a Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Itália, Senegal, Finlândia, Brasil, Suécia, Dinamarca, Canadá e Estados Unidos da América. E' considerado Instituição de Utilidade Pública e está filiado no Inatel (CCD nº 3275). Foi membro fundador da Federação do Folclore Português e da Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O Grupo é normalmente constituído por 50 elementos: 30 mulheres e 20 homens. Os membros do grupo demonstram grande preocupação em recolher, preservar, e divulgar os usos e costumes dos seus antepassados.[2]

Referências

  1. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português) Instituto Nacional de Estatística. Visitado em 5 de Março de 2014. "Informação no separador "Q601_Norte""
  2. http://gfsmartaportuzelo.web.simplesnet.pt
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.