Santa Tecla (El Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santa Tecla
—  cidade e município  —
Brasão de armas de Santa Tecla
Brasão de armas
Santa Tecla está localizado em: El Salvador
Santa Tecla
Localização da cidade de Santa Tecla
13° 40' 25" N 89° 17' 07" O
País El Salvador
Departamento La Libertad
Área
 - Município 43.2 km²
Altitude [1] 900 m (2 953 pés)
População [2]
 - Urbana 108 840
' - Município' 121 908
'    • Densidade município' 2822/km2 
Fuso horário UTC (UTC-6)

Santa Tecla (antiga Nueva San Salvador ou Nova São Salvador) é uma cidade de El Salvador, localizada na região metropolitana da cidade de San Salvador, capital do país. Está localizada no departamento de La Libertad. Fica ao sul do vulcão San Salvador e a sudoeste da cidade de San Salvador.

De Santa Tecla saem as principais rodovias do país: ao sul a rodovia que vai para a cidade de La Libertad e a noroeste a que vai para a cidade de Santa Ana, a terceira maior cidade do país.

Foi fundada em 8 de agosto de 1854, por decreto do presidente José María San Martín. com o nome Nueva San Salvador, com a intenção de substituir a cidade de San Salvador, que havia sido gravemente destruída por terremoto, como a capital da república. Posteiormente, em 1858, o governo abandonou o projeto de transferir a capital a Nueva San Salvador, isto não impediu o desenvolvimento da nova cidade que se converteu em um próspero centro de produção cafeeira. Em 2003, o nome da cidade foi legalmente alterado para Santa Tecla, nome com o qual tem sido conhecida tradicionalmente. A mudança se se oficializou a partir de 1 de janeiro de 2004.

Referências

  1. Nueva San Salvador, El Salvador Page (em inglês). www.fallingrain.com. Página visitada em 27-6-2010.
  2. VI Censo de Población y V de Vivienda 2007 (PDF) (em espanhol). Ministerio de Economía de El Salvador - Dirección General de Estadística y Censos. Página visitada em 27-6-2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de El Salvador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.