Santiago Ixcuintla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
México Santiago Ixcuintla 
  Cidade  
Símbolos
Brasão de armas de Santiago Ixcuintla
Brasão de armas
Gentílico Santiaguense ou santiaguenho
Localização
Santiago Ixcuintla está localizado em: México
Santiago Ixcuintla
Coordenadas 21° 48' 41" N 105° 12' 24" O
País México
Estado Nayarit
História
Fundação 1917
Administração
Presidente municipal Miguel Pável Jarero Velázquez
Características geográficas
Área total 1,870,89 km²
População total 93 074 hab.
Fuso horário -6

Santiago Ixcuintla é um município do estado de Nayarit, no México. É um dos vinte municípios pertencentes a este estado. Localiza-se na parte oeste de Nayarit, e no litoral mexicano. Sua população, conforme estatísticas de 2015, é de 93 074 habitantes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município tem uma extensão territorial de 1.870,89 km², abrangendo algumas regiões conhecidas como Laguna de Água Brava, Laguna de Mexcaltitán (onde se localiza a ilha de mesmo nome) e o Estero de Cuautla, onde estão situados pequenos centros pesqueiros, como Palmar de Cuautla, La Boca del Camichín e Puerta de Palapares. O município se estende pela região costeira do Oceano Pacífico, lugar que abirga vilarejos como Villa Juárez, Sentispac, La Presa, Pozo de Ibarra, Valle Morelos e Villa Hidalgo. Uma parte da região serrana corresponde a Sierra Madre Ocidental, destacando-se o centro ferroviário de Estação Yago. Está banhado pelo Rio Grande de Santiago.

Demografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com estimativas de 2015, sua população é de 93 074 habitantes. O município de Santiago Ixcuintla tem um total de 127 localidades, as principais e suas respectivas populações são as seguintes:

Localidad Población
Total Municipio 84,314
Santiago Ixcuintla 16.710
Villa Hidalgo 9.433
La Presa 3.465
Estación Yago 3,423
Pozo de Ibarra 2.827
Villa Juárez 2.796
Sentispac 2.378
Amapa 2.125
Sauta 1.919
El Corte 1.867
Cañada del Tabaco 1.548
Puerta de Mangos 1.485
Palmar de Cuautla 1.370
El Botadero 1.315
Colonia Emiliano Zapata 1.255
El Capomal 1.247
Santa Cruz y Las Haciendas 1.233
El Tizate 1.219
Boca de Camichín 1.078
Mexcaltitán de Uribe 895

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia é baseada principalmente no cultivo de tabaco, e três empresas são responsáveis ​​pela compra de produção e certificação da qualidade do produto: Tabaco deveined, Cigar La Moderna, Tabaco Pacífico Norte. Também cultivam-se o feijão, milho, melancia, abacaxi, melão, tomate, cana-de-açúcar, arroz, mamão, murici e limão. Recentemente, foi introduzido o cultivo da lichia e caju.

Muitos trabalhadores trabalham em plantações que estão localizadas no município. Há muitas fábricas de produtos.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

O município conta com estabelecimentos de ensino primário, em quase todos os 120 assentos. O ensino secundário em algumas comunidades de difícil acesso é completado com os chamados "telesecundários". É oferecido, pela rede pública de educação, o chamado Segundo Grau dependente. O ensino superior conta com uma unidade da Universidade Autônoma de Nayarit, com aulas preparatórias oferecidas nas escolas de ensino médio, chamadas de Telepreparatorias (operando nas mesmas instalações que o telesecundários). O ensino superior também é oferecido na Universidade Tecnológica da Costa, que também possui campus no município. Existem inúmeras escolas dedicadas à formação de técnicos.

Transportes[editar | editar código-fonte]

O município se interliga com outras partes do país principalmente pela rodovia que liga a Cidade do México a Nogales. Existe uma linha ferroviária que transpassa pelo município, na altura de sua serra. Essa ferrovia faz parte da linha Guadalajara-Benjamín Hill.[1]

Referências

  1. «Condensado de Nayarit» (PDF) (em espanhol). Instituto Federal Eleitoral. 2010. Consultado em 23 de abril de 2010