Santo Amaro da Imperatriz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santo Amaro da Imperatriz
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Santo Amaro da Imperatriz
Bandeira
Brasão de armas de Santo Amaro da Imperatriz
Brasão de armas
Hino
Gentílico santoamarense [1][2]
Localização
Localização de Santo Amaro da Imperatriz em Santa Catarina
Localização de Santo Amaro da Imperatriz em Santa Catarina
Localização de Santo Amaro da Imperatriz em Santa Catarina
Santo Amaro da Imperatriz está localizado em: Brasil
Santo Amaro da Imperatriz
Localização de Santo Amaro da Imperatriz no Brasil
Mapa
Mapa de Santo Amaro da Imperatriz
Coordenadas 27° 41' 16" S 48° 46' 44" O
País Brasil
Unidade federativa Santa Catarina
Região metropolitana Florianópolis
Municípios limítrofes Paulo Lopes, Palhoça, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, São José, São Bonifácio
Distância até a capital 33 km
História
Fundação 10 de julho de 1958 (65 anos)
Administração
Prefeito(a) Ricardo Lauro da Costa[3] (MDB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [4] 344,049 km²
População total (Censo IBGE/2012[5]) 27 272 hab.
Densidade 79,3 hab./km²
Clima subtropical
Altitude 18 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[6]) 0,781 alto
PIB (IBGE/2008[7]) R$ 296.778.655,94
PIB per capita (IBGE/2013[7]) R$ 29 967,34

Santo Amaro da Imperatriz é um município brasileiro na região metropolitana de Florianópolis no estado de Santa Catarina. Sua população, conforme o Censo 2022, é de 27 272 habitantes.

Possui uma área de 344,049 km². Está a uma altitude média de 18 metros. Com uma economia basicamente da agricultura, o município vem se destacando também no turismo devido ao seu grande manancial natural de águas termais.

História[editar | editar código-fonte]

A colonização de Santo Amaro da Imperatriz está ligada à descoberta da fonte de águas termais, por caçadores, em 1813. O governo imperial destacou então um contingente policial para guarda do local, já que a região era habitada por nativos que defendiam a permanência na região. Em 18 de março de 1818, o rei Dom João VI determinou a construção de um hospital – foi a primeira lei de criação de uma estância termal no Brasil. Em outubro de 1845, Santo Amaro da Imperatriz recebeu a visita do casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, que mandou construir um prédio com quartos e banheiras para os visitantes em busca de alívio para suas dores. Em homenagem à Imperatriz, a localidade, nos arredores da cidade – que se chamava Caldas do Cubatão - foi rebatizada como Caldas da Imperatriz.

Santo Amaro da Imperatriz tem 344 km² de área territorial, dos quais 72% situados em área de preservação permanente. O município está situado em posição geográfica privilegiada. Está ligado ao planalto e ao litoral catarinense pela BR-282 e é cortado pelo rio Cubatão.

O município oferece muitas opções de lazer, com suas águas termais, atrativos naturais e variadas festividades religiosas e culturais. As belezas naturais oferecidas pela natureza exibem um maravilhoso cenário. As águas termais presentes em Caldas da Imperatriz que brotam a 39 graus Celsius, foram qualificadas com uma das melhores do Mundo.

As montanhas da mata Atlântica, um santuário ecológico e as belezas do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro contribuem para que o município se torne cada vez mais atraente aos que praticam o ecoturismo.

Os esportes radicais: voo livre, motocross, canoagem em corredeiras dos rios, estão presentes no calendário de eventos, proporcionando, em algumas modalidades, campeonatos a nível nacional.

A simplicidade, o espírito trabalhador e o companheirismo dos santoamarenses contribuem também para realçar outra característica, e talvez a principal do povo do município, a hospitalidade. A hospitalidade realmente é marca registrada do povo santoamarense, e muito encantam aos turistas que aqui chegam.[carece de fontes?]

Arraial do Cubatão foi denominado o arraial que começou a ser formado por famílias que emigraram do litoral e das freguesias de São José e Enseada de Brito, no princípio do século XVIII, com a finalidade de estabelecer um entreposto comercial com a região serrana. O embrião inicial foi crescendo, pois havia a necessidade de se produzir farinha, açúcar e outros gêneros alimentícios de natureza agrícola, procurados pelos comerciantes da região serrana. Mais tarde fixaram-se no arraial cerca de 30 famílias de alemães, que se retiraram da colônia de Teresópolis.

Pelos anos de 1832 a 1839 foi levantada uma capela em honra a Sant’Ana, no lugar denominado “Morro da Tapema”. Foi nesta capela que, em outubro de 1845, o imperador e a imperatriz do Brasil foram festivamente recebidos e onde foi cantado solene Te Deum, oficiado pelo Vigário de São José, Padre Macário de Alexandria e Souza.

Em 1850, encontrando-se a capela de Sant’Ana em precárias condições, foi iniciada a construção de uma outra, no mesmo local, que tornou-se a igreja matriz.

A povoação permaneceu na condição de Arraial, até 29 de maio de 1854, quando, pela Lei Provincial nº 371, foi elevada à categoria de freguesia, com a consequente criação de paróquia, sob a invocação de Santo Amaro. Serviu de igreja matriz a então Capela de Sant’Ana existente no Arraial. Por esta Lei foram também fixados os limites da nova paróquia, desmembrada da paróquia de São José.

Economia[editar | editar código-fonte]

Igreja Matriz e, ao fundo, Morro Queimado

O setor primário é o grande destaque do município, ou seja, é através da agricultura que a economia de Santo Amaro da Imperatriz se desenvolve, principalmente do cultivo do milho, do tomate e da batata.[carece de fontes?]

O setor secundário é representado pelas pequenas indústrias de artefatos de cimento, envasadora de água mineral, moveleiras, madeireiras, serralherias, esquadrias de madeira e alumínio, além de uma indústria de fibras. [carece de fontes?]

O setor terciário ocupa a segunda colocação na economia com o turismo, comércio e prestação de serviço. [carece de fontes?]

Política[editar | editar código-fonte]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Saúde[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Hospital São Francisco de Assis

No município, está localizado o Hospital São Francisco de Assis, que atende parte da região da Grande Florianópolis, além de outros municípios do interior do estado, com pequenas cirurgias. Porém o hospital é uma instituição filantrópica que vive de doações de empresas e pequenos recursos doados pela prefeitura.

Educação[editar | editar código-fonte]

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o município possui em sua rede de ensino onze escolas municipais, quatro escolas estaduais, sete escolas particulares, seis escolas filantrópicas, uma de ensino técnico e uma de ensino superior, totalizando 46 estabelecimentos de ensino na cidade[carece de fontes?].

Turismo[editar | editar código-fonte]

Habitada por cerca de 22 mil pessoas, a cidade de Santo Amaro da Imperatriz é calma e hospitaleira. As águas termais jorram da terra a uma temperatura de 41,5  °C, e suas propriedades terapêuticas têm fama internacional, atraindo visitantes de todo o mundo para tratamentos de saúde, descanso e rejuvenescimento.

Religião[editar | editar código-fonte]

Igreja matriz de Santo Amaro da Imperatriz

Com uma população na sua grande maioria católica, o município obtém uma das maiores paróquias da Arquidiocese de Florianópolis.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.pm.sc.gov.br/noticias/ex-comandante-da-gesa-recebe-titulo-de-cidadao-santo-amarenseh.html Título de Cidadão Santoamarense
  2. http://cnpj.info/ASAL-ACADEMIA-SANTOAMARENSE-DE-LETRAS/XxVK/ Academia Santoamarense de Letras
  3. Prefeito e vereadores de Santo Amaro da Imperatriz tomam posse; veja lista de eleitos em g1.globo.com
  4. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  5. «Censo Populacional 2012». Censo Populacional 2012. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 27 de outubro de 2023. Consultado em 24 de novembro de 2023 
  6. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 15 de fevereiro de 2014 
  7. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2013». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 13 de julho de 2013 
  8. Silva, Juliano (23 de fevereiro de 2017). «PROJETO DE LEI Nº 10/2.017.» (PDF). Juliano Souza da Silva. Consultado em 31 de março de 2017 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MARTINS, Celso - Tabuleiro das Águas - Resgate histórico e cultural de Santo Amaro da Imperatriz
  • JOCHEM, Toni Vidal - Uma Caminhada de Fé - História da Paróquia Santo Amaro: Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas. Santo Amaro da Imperatriz: Ed. do Autor, 2005.
  • DE ABREU MICHELUTE, Maria Eliete - A Festa do Divino Espírito Santo em Santo Amaro da Imperatriz
  • BACK, Hugolino e GRISA, Pedro A. - A cura pela Imposição das Mãos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Hino do município de Santo Amaro da Imperatriz