Santo Acácio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santo Acácio
O Martírio de Acácio.
séc. XVI. Obra anônima de artista de Toledo
Mártir; Santo auxiliar
Nascimento 272 d.C. em Capadócia, na Turquia
Morte 8 de maio de 303 d.C.[1]  em Bizâncio, na Turquia
Veneração por Igreja Católica; Igreja Ortodoxa[2]
Festa litúrgica 8 de maio[1] e 16 de janeiro (translado das relíquias)
Atribuições Palma do martírio; centurião com um ramalhete de espinhos; vestido de armadura e escudo; aparece juntamente com Teodoro de Amaseia
Padroeiro Soldados; Squillace, na Itália; Guardavalle; invocado contra dores de cabeça
Padroeira Catedral de Squillace[3]
Gloriole.svg Portal dos Santos

Agathius, também conhecido por Achatius, Acacius ou pela forma aportuguesada de Acácio, é um mártir e santo da Igreja Católica Romana, considerado como um dos 14 Santos Auxiliadores e um santo militar. Não deve ser confundido com Agathias, um historiador bizantino do século VI.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Agathius era um centurião romano natural da Capadócia e estacionado na Trácia, que durante a perseguição de Diocleciano foi martirizado em Bizâncio no ano de 303, segundo a tradição, no dia 8 de Maio, dia em que o calendário litúrgico o recordava. Também era celebrado a 16 de Janeiro, data da trasladação solene das suas relíquias. Terá sido torturado, flagelado e decapitado por não renunciar à sua fé cristã.

Várias igrejas de Constantinopla eram-lhe dedicadas, incluindo uma mandada construir por Constantino. Considerado um dos Santos Auxiliadores, é invocado contra as dores de cabeça e para protecção dos soldados. É em geral representado como um soldado vestido com cota de malha e escudo tendo na mão um punhado de espinhos, símbolo do seu martírio.

As suas relíquias foram transferidas por volta do ano de 630 para a cerca do mosteiro de Vivarium, construído no século anterior por Cassiodoro, em Squillace, uma cidade costeira da Calábria, onde foram colocadas numa fonte monumental para tal construída. As relíquias repousam hoje na catedral de Squillace, onde o santo é venerado.

Referências

  1. a b http://www.catholic-forum.com/SAINTS/ncd00085.htm
  2. Ὁ Ἅγιος Ἀκάκιος ὁ Μάρτυρας ὁ κεντυρίων. 7 Μαΐου. ΜΕΓΑΣ ΣΥΝΑΞΑΡΙΣΤΗΣ. (em grego)
  3. Wikisource-logo.svg "Squillace" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Santo Acácio