Papa Evaristo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Santo Evaristo)
Evaristo
Santo da Igreja Católica
Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Eleição 97
Fim do pontificado 105 (8 anos)
Predecessor Clemente I
Sucessor Alexandre I
Ordenação e nomeação
Santificação
Veneração por Igreja Católica, Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 26 de outubro (Igreja Católica)
Dados pessoais
Nascimento Belém, Palestina, Império Romano
50
Morte Roma, Itália
105 (55 anos)
Sepultura Necrópole Vaticana
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

Santo Evaristo, ou Aristo, segundo o Catálogo Liberiano (Belém, 50Roma, 105) foi o 5º Bispo de Roma e papa da Igreja Católica, que o venera como santo. Foi papa de 96/99 até 105/106.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe de Evaristo: segundo o Liber Pontificalis, teria nascido em Belém de uma família judia helenizada e teria se convertido ao cristianismo em Roma, regendo a diocese de romana em substituição ao papa Clemente I, exilado na Táurica, nos tempos da perseguição do imperador Domiciano ou, mais provavelmente, de Trajano.

Imagina-se se Evaristo deve ser considerado papa de verdade (e não apenas um "vice") do ano 97, quando Clemente I estava em exílio; ou só a partir de 101, ano no qual Clemente morre mártir em Crimeia (notícia de Eusébio de Cesareia em sua Storia Ecclesiastica). Para Eusébio, é claro: Clemente, depois de nove anos de pontificado (88-97), "...passou o sacro ministério para Evaristo".

O Liber Pontificalis reporta que ele dividiu Roma em sete diaconiae, ou tituli[1], lugares santificados pelo martírio dos cristãos, posteriormente, destinados à construção de uma igreja em sua memória (os antepassados ​​das paróquias modernas). Prescrito que os sete diáconos ajudariam nas homilias do bispo, um testemunho de sua ortodoxia, e começou a prática da bênção pública após a celebração do matrimônio civil. Alguns afirmam que esta afirmação do Liber não possui fundamento, uma vez que é atribuída a Evaristo uma instituição depois da Igreja de Roma.

O Liber Pontificalis indica o seu sepultamento no túmulo de São Pedro, embora uma outra tradição diz que está sepultado na Igreja de Santa Maria Maggiore alla Pietrasanta, em Nápoles.

Alguns historiadores afirmam que o martírio de Evaristo, não é historicamente comprovado.

Veneração[editar | editar código-fonte]

Sua festa é celebrada no dia 26 de outubro.

Do Martirológio Romano:

"26 de outubro - Em Roma, Santo Evaristo, o papa, que governou a Igreja de Roma como quarto após o bem-aventurado Pedro, sob o imperador Trajano."

Referências

  1. Lodovico Antonio Muratori, em Dissertações sobre antiguidades italianas, afirma que "...sob o nome de titulo estavam as paróquias apenas, e não a diaconiae." Dissertazioni sopra le antichità italiane, vol. 9, p. 75.


Precedido por
Clemente I

Papa

5.º
Sucedido por
Alexandre I


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Papa Evaristo