Santos Futebol Clube (Paraíba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santos de João Pessoa
Nome Santos Futebol Clube (João Pessoa)
Alcunhas Santos de Tereré
Tigre de Jampa
Alvinegro do Geisel
Torcedor(a)/Adepto(a) Santista
Mascote Tigre
Fundação 9 de setembro de 1949 (74 anos)
Estádio Almeidão
Capacidade 45 000 espectadores
Localização João Pessoa, PB, Brasil
Presidente Leonardo Marsicano
Competição Paraibano - Série C
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Santos Futebol Clube é uma agremiação esportiva de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, fundada a 9 de setembro de 1949.

Entre 2005 e 2021, permaneceu licenciado das competições promovidas pela FPF, quando se inscreveu para disputar o Campeonato Paraibano da Terceira Divisão. Suas cores são as mesmas do seu homônimo mais famoso (preto e branco), e manda seus jogos no Estádio José Américo de Almeida Filho, além de possuir um CT próprio no bairro do Geisel (região sul da capital paraibana).

História[editar | editar código-fonte]

Fundado por Jonatas Figueiredo de Souza, Renato Queiroz Fernandes e José Walter Marinho Marsicano (conhecido por Tereré[1]), o Santos disputou o Campeonato Paraibano pela primeira vez em 1954. Foram 39 anos consecutivos na primeira divisão (recorde que durou até 2013, quando o Botafogo alcançou 40 participações seguidas) até 1992, quando caiu para a Segunda Divisão estadual no ano seguinte. Seu primeiro - e único - título como profissional foi justamente no segundo escalão do futebol paraibano, em 1996.

A última participação do Santos na primeira divisão paraibana foi em 1997, caindo juntamente com o Nacional de Cabedelo, com quem havia sido rebaixado em 1992. Disputou a Segunda Divisão em 1998, perdendo uma das vagas de acesso para o Serrano, que liderou a primeira fase da competição, e foi o lanterna da segunda fase, com apenas 1 ponto. Disputou ainda as edições de 2001 e 2005 da Segunda Divisão, e desde então, o clube afastou-se do futebol profissional, mantendo suas categorias de base. Ensaiou um retorno em 2020 para jogar a segunda divisão[2], que não foi realizada em decorrência da pandemia de COVID-19.

Em 2021, se inscreveu para jogar o Campeonato Paraibano da Terceira Divisão após 16 anos longe das competições promovidas pela FPF, tendo o ex-atacante Beto como treinador[3]. A campanha do Tigre de Jampa foi a pior da competição, com 2 derrotas, um gol marcado e 9 sofridos. Não se inscreveu para a edição seguinte e, em 2023, chegou a ser incluído entre os participantes da Terceira Divisão, substituindo o Miramar. Em novembro do mesmo ano, o Santos anunciou sua desistência alegando falta de patrocínio[4].

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paraibano - Segunda Divisão 1 1996
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Serpa Di Lorenzo. «O Santos de Tereré». Só Esportes. Consultado em 19 de janeiro de 2020 
  2. «Santos de Tereré estuda disputar a Segundona do Paraibano, mas aguarda FPF para definir um rumo». ge.com. 27 de abril de 2020. Consultado em 18 de setembro de 2021 
  3. Franco Ferreira (9 de setembro de 2021). «Santos de João Pessoa anuncia treinador para a Terceira Divisão». Correio da Paraíba. Consultado em 18 de setembro de 2021 
  4. «Santos-PB desiste de disputar o Paraibano da 3ª Divisão por falta de patrocinadores». Globo Esporte PB. 4 de novembro de 2023. Consultado em 16 de setembro de 2023