Santuário do Bom Jesus de Jardinópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santuário Senhor Bom Jesus da Lapa.
Santuário Senhor Bom Jesus da Lapa.

O Santuário do Bom Jesus de Jardinópolis é um templo católico erguido em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Lapa no ano de 1913, em Jardinópolis, estado de São Paulo. O motivo da criação foi por uma promessa feita por Pequena do Nascimento, cega, que saiu do Santuário do Bom Jesus da Lapa, na Bahia pedindo ao Bom Jesus que voltasse a enxergar e onde acontecesse este milagre ela ergueria uma igreja em agradecimento. Hoje, a Festa em homenagem do Bom Jesus da Lapa em Jardinópolis reúne milhares de fiéis no período de 28 de Julho a 06 de Agosto (dia do padroeiro), transformando a pequena cidade em uma romaria que recebe fiéis de todo o Estado de São Paulo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • CORREIA, Pe. Francisco de Assis. A Pequena do Nascimento e o Bom Jesus da Lapa de Jardinópolis (1913-1950). Brodowski: Grafcolor, 2005.
  • GAÊTA, Maria Aparecida da Veiga. Caminhando, Cantando e Agradecendo: o culto ao Bom Jesus da Lapa como uma experiência do sagrado - um estudo sobre formas de religiosidade "popular" no nordeste paulista (1909-1996). Tese para a obtenção do título de Livre-Docente. Franca: UNESP, 1997.
  • GAROTTI, Iversen. Pequena do Nascimento: história da Lapa, memórias. Jardinópolis: Gráfica e Editora Lima, 2002.