Santuário da Santa Casa de Loreto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o outro santuário tido como sendo a casa da Virgem Maria em Éfeso, na Turquia, veja Casa da Virgem Maria.
 Nota: "Nossa Senhora do Loreto" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Nossa Senhora do Loreto (desambiguação).
Santuário da Santa Casa de Loreto
Apresentação
Tipo
igreja paroquial
international shrine (d) ()
basílica menor (en) ()
catedral católica
edifício religioso
Parte de
Propriedades da Santa Sé (en)
European Marian Network (en)
Fundação
Diocese
Dedicado
Estilo
Arquiteto
Luigi Vanvitelli (Vanvitellian Bell Tower)
Religião
Estatuto patrimonial
Herança nacional italiana (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Website
Localização
Localização
Altitude
127 m
Coordenadas
Mapa
Praça da Madonna e fachada da Basílica do Santuário
A Santa Casa na basílica

O Santuário da Santa Casa de Loreto é um lugar de peregrinação católico situado no município italiano de Loreto. É considerado o mais importante da Itália. Foi construído perto da casa onde, segundo a tradição medieval, o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré, casa essa miraculosamente transportada por anjos.

A história[editar | editar código-fonte]

No século III, quando Santa Helena foi a Nazaré, teria mandado construir uma igreja no local onde se encontrava a casa da Sagrada Família de Nazaré. Além de descobrir a Vera Cruz, terá também encontrado o lugar da Encarnação. A tradição conta também que foi nessa casa que Maria foi educada e cresceu na companhia dos seus pais, Santa Ana e São Joaquim.

No século XIII, os lugares santos cristãos foram ameaçados pelos sarracenos e a igreja construída por Santa Helena foi arrasada. A mesma sorte estaria reservada à casa de Nazaré. Segundo a lenda, Deus fez miraculosamente transportar a Santa Casa para a Croácia, para as localidades de Trsat (Tarsatica) e Rijeka (Fiume), para o Monte Rauniza, com a ajuda de anjos.

Esta ideia surgiu no pontificado do Papa Nicolau IV. Na casa, foi encontrada uma estátua que representava Nossa Senhora coroada e tinha o Menino Jesus ao colo. Ainda segundo a tradição, a Santa Casa foi novamente transportada pelos anjos para Itália, onde foi encontrada por uma senhora chamada Lorette em 10 de dezembro de 1294. Foi daí que provém a história de Nossa Senhora de Loreto. As litanias loretanas foram compostas pelo cardeal Savelli em memória deste acontecimento.

A herança[editar | editar código-fonte]

Os habitantes da Croácia honram há séculos esta tradição mariana organizando peregrinações ao santuário de Loreto e consagrando igrejas a Maria, Mãe de Deus, no seu próprio país. Os papas Pio II, Paulo II, Sixto IV, Clemente VII, Leão X e Sixto V estão entre os primeiros pontífices a reconhecer oficialmente este prodígio.

A história da Santa Casa interessou muitas figuras cristãs durante e depois da Renascença, especialmente Erasmo de Roterdão, René de Bastarnay, Louis d'Arpajon e Battista Spagnuoli. René Descartes foi peregrino em ação de graças pelo sonho que conta em Olympiques, e que está na origem da sua mathesis universal. Loreto foi elevada a cidade mariana e sede de diocese e tornou-se um dos mais importantes locais de peregrinação da Europa.

Em 1 e 2 de setembro de 2007, o Papa Bento XVI foi a Loreto para viver uma festa da Fé com jovens da cidade.[1]

Basílica da Santa Casa[editar | editar código-fonte]

A basílica é uma estrutura do gótico tardio continuada por Giuliano da Maiano, Giuliano da Sangallo e Bramante. A espantosa fachada da igreja foi construída durante o pontificado de Sixto V, que fortificou Loreto e lhe deu os privilégios de vila (1586); a sua colossal estátua ergue-se no meio do lanço de escadas em frente. Sobre a portaria principal está uma estátua de bronze, à escala natural, da Virgem com o Menino de Girolamo Lombardo; as três soberbas portas de bronze foram feitas em finais do século XVI, sob Paulo V (1605-1621), também por Lombardo, seus filhos e alunos, entre eles Tiburzio Vergelli, que também fez a caligrafia em bronze no interior. As portas e candelabros da Santa Casa são dos mesmos artistas.

O ricamente decorado campanário (1750 a 1754, de Vanvitelli, é de grande altura; o sino principal, apresentado por Leão X em 1516, pesa 11 toneladas. O interior da igreja tem mosaicos de Domenichino e Guido Reni, e outras obras de arte, incluindo estátuas de Raffaello da Montelupo. Nas sacristias de cada lado do transepto do lado direito há frescos, à direita de Melozzo da Forli, e à esquerda de Luca Signorelli. Em ambos há belas intarsias. A basílica como um todo é uma obra prima de colaboração que envolveu várias gerações de arquitectos e artistas.

Fresco de Melozzo da Forli

A Santa Casa[editar | editar código-fonte]

A maior atracção, porém, é a Santa Casa, o centro de peregrinação desde o século XIV e local muito popular entre os turistas, mesmo os não católicos.

É uma edifício de um só piso, de pedra, com 8,5 m por 3,8 m e 4,1 m de altura; tem uma porta no lado norte e uma janela no lado ocidental, e um nicho que contém uma pequena imagem negra da Virgem com o Menino, em cedro-do-líbano, ricamente adornada com jóias.

Em outubro de 2019, o Papa Francisco acrescentou a festa de Nossa Senhora de Loreto, comemorada em 10 de dezembro, ao calendário romano universal.[2]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Benoît XVI vers la rencontre avec les jeunes à Lorette». Consultado em 14 de fevereiro de 2010 
  2. catholicnewsherald.com http://catholicnewsherald.com/news/world/93-news/vatican/5082-pope-adds-feast-of-our-lady-of-loreto-to-universal-calendar. Consultado em 7 de abril de 2021  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]