Sapium sebiferum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaSapium sebiferum
Sapium sebiferum

Sapium sebiferum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Euphorbiaceae
Género: Sapium
Espécie: Sapium sebiferum

Sapium sebiferum (vulgo pau-de-sebo),[1] da família Euphorbiaceae, é uma árvore nativa da China, Formosa e Japão introduzida durante o século XVIII nos Estados Unidos. Nestas regiões, a capa cerosa das sementes é usada para a fabricação de velas, sabão, roupas e combustível e suas folhas, na medicina fitoterápica.[2]

O pau-de-sebo pode ser utilizado para a produção de biodiesel, sendo considerada a terceira planta mais produtiva de óleo do mundo, após o dendezeiro e as algas.[carece de fontes?] A seiva da planta e as folhas são tóxicas para os humanos e animais.[3] [4]

A extração da cera das sementes se dá através da imersão destas em água quente, o que faz com que a cera emerja à superfície, podendo assim ser coletada. A cera pode ser utilizada como substituto para o azeite vegetal na cozinha. O néctar é utilizado pelas abelhas para a produção de mel. O mel não é de alta qualidade, porém é produzido e vendido durante a época estéril do ano, quando a maioria das outras plantas não estão florindo. Os demais produtos derivados da planta são tóxicos e não devem ser consumidos.

O pau-de-sebo é uma árvore ornamental, de crescimento rápido, excelente como barreira visual. No outono, suas folhas adquirem uma multiciplicidade de cores que, pela beleza, rivalizam com as demais plantas e contribuem para a sua popularidade.[5]

Referências

  1. A Portuguese-English dictionary, pág. 472. James Lumpkin Taylor, Priscilla Clark Martin. Stanford University Press, 1970. ISBN 9780804704809
  2. CHINESE TALLOW TREE (PDf) (em inglês) Plant Guide Natural Resources Conservation Service - United States Department of Agriculture. Visitado em 06 de abril de 2012.
  3. Triadica sebifera (L.) Small/Chinese tallow (em inglês) PLANTS database Natural Resources Conservation Service - United States Department of Agriculture. Visitado em 06 de abril de 2012.
  4. Chinese Tallowtree (Triadica sebifera) (em inglês) Pollen Library IMS Health Incorporated. Visitado em 06 de abril de 2012.
  5. Chinese tallow (em inglês) Center for Aquatic and Invasive Plants - University of Florida. Visitado em 06 de abril de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Malpighiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.