Sapporo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Japão Sapporo

札幌 (Sapporo-shi)

 
Localização
Localização de Sapporo
Localização de Sapporo
País Japão
Prefeitura Hokkaido
Características geográficas
Área total 1,121,12 km²
População total (2010) 1,905,777 hab.
Densidade 1,7 hab./km²
Sítio www.city.sapporo.jp

Sapporo ou Saporo (em japonês: 札幌) é a quinta maior cidade do Japão[1] capital da província de Hokkaido. Tem aproximadamente dois milhões de habitantes e foi designada cidade por mandato governamental a 1 de Abril de 1972.

O povoado surge no final do século XIX e se desenvolve rapidamente com populações vindas de outras regiões do país. Seu maior evento anual é o Festival de neve em Fevereiro, conhecido pela sua competição de esculturas no gelo e foi em Sapporo que surgiu um prato consumido em todo o Japão, o "ramen a miso". Os restaurantes que o servem são alguns de seus atrativos, bem como muitos dos prédios históricos localizados no centro da cidade.

Em Sapporo foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno a decorrer na Ásia, que abriram a 3 de Fevereiro de 1972 e além disso, ela continua a abrigar eventos internacionais de desporto.

História

Antes de seu surgimento, a área ocupada por Sapporo (conhecida como planície de Ishikari) abrigava diversos assentamentos dos povos ainos. Apenas no fim do Período Edo, em 1866, teve início a construção de um canal na região, o que encorajou os primeiros habitantes a criarem a vila de Sapporo. O nome dela tem provável origem na língua aino "Sat-poro" (área seca e larga) ou "Sari-Poro-Pet" (terra úmida e larga).[1]

Em 1869 (ano de fundação de Sapporo), o novo governo Meiji concluiu que o centro administrativo de Hokkaido, na época o porto de Hakodate, estava mal localizado para a defesa e o estímulo ao desenvolvimento da ilha. Como resultado determinou-se que uma nova capital deveria ser construída na planície de Ishikari. A própria planície fornecia uma grande extensão de terra plana e seca, o que é relativamente raro na geografia montanhosa de Hokkaido.

Em 1870 e 1871, Kiyotaka Kuroda, o vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento de Hokkaido aproximou-se do governo dos Estados Unidos para cooperação no desenvolvimento da região indicando Horace Capron, secretário da agricultura sob o presidente Ulysses S. Grant, como conselheiro especial para a Comissão. Os trabalhos de construção começaram em torno de um parque, Odori Koen, que permanece sendo um cinturão verde recreacional que divide a área central da cidade em duas metades. A cidade seguiu de perto o traçado urbanístico utilizado nos Estados Unidos em forma de rede, com as ruas em ângulos rectos, formando blocos residenciais, ainda hoje incomuns no Japão.

A migração para Hokkaido prosseguiu, principalmente de Honshu, e a prosperidade de Hokkaido e, particularmente, de sua capital chegou a um ponto em que a Comissão de Desenvolvimento tornou-se desnecessária e foi abolida em 1882.

A cidade continuou a se desenvolver, com sua população ultrapassando um milhão de pessoas na década de 1970,[1] ocasião em que tornou-se sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972. A cidade desenvolveu especialmente para o evento um sistema de metropolitano, o primeiro do Japão a utilizar rodas de borracha.[2] O crescimento das linhas do metropolitano acompanhou o crescimento da população.

Administrativamente encontra-se dividida nos seguintes bairros: Chuo-ku, Kita-ku, Higashi-ku, Shiroishi-ku, Toyohira-ku, Minami-ku, Nishi-ku, Atsubetsu-ku, Teine-ku, Kiyota-ku.

Geografia

Climograma.

Sapporo está localizada na planície de Ishikari a oeste de Hokkaido. A região sudoeste dela é a mais montanhosa, sendo que 60%[3] de sua área é coberta por montanhas. O Monte Yoichi é a montanha mais alta da cidade com 1.488 metros, mas dentre outros se podem citar o Monte Miuine, o Monte Sapporo, o Monte Asari, o Monte Soranuma, o Monte Tengu e os montes Teine e Moiwa. Os principais rios que cortam a cidade são o Ishikari e o Toyohira, um de seus afluentes. Há também lagos, artificiais ou não, como o Lago Jozan e o Sapporo.

Por estar localizada em zona temperada, as quatro estações do ano são bem definidas em Sapporo. As temperaturas são mais elevadas por volta de Julho ou Agosto, quando os termômetros atingem os 20 °C.[1] A partir daí, a temperatura cai gradativamente até as primeiras neves em Outubro. Entre Dezembro e Fevereiro, ventos trazidos da Sibéria, fazem a precipitação de neve atingir aproximadamente um metro, sendo a média anual de cinco metros. A temperatura média é de 8,5 e a precipitação pluviométrica de 1.100 mm.[1]

Política

Cidades gémeas

Economia

Turismo

O acontecimento mais importante da cidade é o Festival de Neve de Sapporo (yuki matsuri 雪祭り?), que acontece na primeira semana de Fevereiro no Parque Odori, centro da cidade. O festival atrai visitantes de todo o Japão e de outros países e é conhecido por sua competição de esculturas de gelo e neve de vários tamanhos.[2]

Sapporo é uma cidade recente e algumas de suas construcções turísticas são os antigos prédios da administração, feitos com tijolos vermelhos, hoje transformados em museus. Outras construcções incluem a Torre do Relógio de Sapporo (Sapporo Tokeidai 札幌時計台?) construído em 1878 em estilo ocidental, a Torre de televisão de Sapporo (Sapporo Terebi-to さっぽろテレビ塔?), o Hokkaido-jingu (北海道神宮?), templo xintoísta e o Sapporo Dome, estádio sede de alguns jogos da Copa do Mundo de 2002.

Infra-estrutura

Transportes

Há uma linha de eléctrico, três linhas férreas da Hokkaido Railway Company, três linhas de metropolitano municipal, o Sapporo Shiei Chikatetsue (札幌市営地下鉄?) e autocarros de várias empresas. Os vagões do metropolitano em Sapporo têm rodas de borracha ao invés de ferro. Eles assemelham-se a monocarris no chão.

As áreas comerciais e de entretenimento são servidas por 46 estações.[4] Nos locais em que esse meio de transporte não chega há as linhas do eléctrico e dos autocarros que, juntamente com o novo Aeroporto de Chitose, completam a rede de transportes públicos na cidade.

Cultura

No Japão, Sapporo é conhecido como a local de origem da cerveja Sapporo e do ramen com sabor a miso. Foi em Sapporo que o prato de origem chinesa foi batizado como ramen[2] e que na década de 1950 foi criada nos restaurantes locais um nova variante dele que incluiu entre seus ingredientes o miso, no presente consumida em todo o Japão. O bairro de diversões e entretenimento de Susukino está entre os maiores e mais conhecidos do Japão.

A Universidade de Hokkaido (北海道大学 Hokkaido daigaku?) ou Hokudai (北大?) foi fundada como um instituto de agronomia em 1876 no período de aproximação com o governo dos Estados Unidos por William Smith Clark.

Desporto

O Sapporo Dome.

Em 1972 os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 foram realizados na cidade e algumas das instalações do período continuam em uso, inclusive as pistas de salto com esquis de Miyanomori e Okurayama. Trinta anos depois em 2002, três jogos da Copa do Mundo de 2002 foram realizados no Sapporo Dome. Este estádio é hoje sede do Consadole Sapporo (コンサドーレ札幌 Konsadoōre Sapporo?) da J. League (J・リーグ Jei Riigu?), do Hokkaido Nippon Ham Fighters (北海道日本ハムファイターズ Hokkaidoō Nippon Hamu Faitāzu?) da Professional Baseball (日本プロ野球 Nippon Puro Yakyū?) e do Sapporo Ambitious (札幌アンビシャス Sapporo Ambishasu?) na Masters League. Outros grupos são o Sapporo Polaris no hóquei no gelo e o Hokkaido Barbarians no râguebi.

Também foram realizados na cidade alguns jogos do Campeonato mundial de basquetebol de 2006 e o Campeonato Mundial de Esqui Nórdico de 2007 entre 22 de Fevereiro e 4 de Março.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sapporo
  1. a b c d e City of Sapporo. Acessado em 1 de Maio de 2007.
  2. a b c Sakagami Kyoko. (15 de Setembro de 2003). Sapporo, Uma cidade com espírito pioneiro e ambição de desenvolvimento. Acessado em 4 de Maio de 2007.
  3. Sapporo Blessed by Snow. Informações básicas de Sapporo. Acessado em 4 de Maio de 2007.
  4. Sapporo Blessed by Snow. Transporte público Acessado em 4 de Maio de 2007.

Ligações externas

Predefinição:Cidades dos Jogos Asiáticos