Saracuruna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saracuruna
—  Bairro do Brasil  —
Praça no bairro
Praça no bairro
Fonte: Não disponível
Ruas do bairro
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Saracuruna

Saracuruna é um bairro do município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.[1]

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Saracuruna" é um termo de origem tupi que significa "saracura preta", através da junção dos termos sara'kura (saracura)[2] e un (preto)[3] .

Antigamente, José Fichmam era dono desta propiedade, era uma grande fazenda, depois ele loteou sua propiedade e vendeu o bairro era chamado de Rosário.

Características[editar | editar código-fonte]

É um dos bairros mais populosos da cidade de Duque de Caxias. Abriga a última estação de trem do ramal do mesmo nome[4] , além de iniciar os ramais Vila Inhomirim, da própria SuperVia e Guapimirim. Saracuruna tem acesso pela Rodovia BR116/RJ (Rio-Teresópolis) .

Possui um importante hospital, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, conhecido como Hospital de Saracuruna. Também possui um clube: o Social Clube Rosário, que é palco de grandes eventos do bairro. Saracuruna possui uma moeda própria, o saracura, e um banco comunitário, o Banco Comunitário de Saracuruna. Ambos foram criados com o intuito de estimular que a população do bairro gaste seu dinheiro no próprio bairro, estimulando a economia local[5] . Possui agências dos dois principais bancos brasileiros: o banco Bradesco e o Itaú. Saracuruna está presente também na internet: o site www.saracuruna.com é a referência web do bairro.[6]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Em Saracuruna existe uma Antiga Capela, que foi elevada á Paróquia, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, esta construção data de 1730.

A Linha de Ferro de Saracuruna, data de 1864, passava-se trens cargueiros e até hoje passam trens para passageiros.

Tanto para os Ramais Vila Inhomirim (Antigo Ramal Petrópolis), antigamente quando chegavam á Inhomirirm. Pegavam um outro trem para Petrópolis, este trajeto de Inhomirim para Petrópolis foi desativado em 1960 e também para o Ramal Guapimirim, com a Atual estação datando de 1920.

Referências

  1. Bairros de Duque de Caxias
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 1 552
  3. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.
  4. Terra (16.11.2010). Ramal de Saracuruna é suspenso e causa transtorno a usuário. Visitado em 19.11.2010.
  5. Caxias Digital. Disponível em http://www.caxiasdigital.com.br/blog/tag/saracura/. Acesso em 3 de abril de 2013.
  6. Guedes de Freitas, para o jusbrasil (30.03.1999). Saracuruna.com portal do bairro. Visitado em 19.11.2010.