Sarah Wayne Callies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sarah Wayne Callies
Sarah Wayne Callies
Nascimento 1 de junho de 1977 (37 anos)
La Grange, Illinois, EUA
Nacionalidade Norte-americana Estados Unidos
Ocupação Atriz
Cônjuge Josh Winterhalt (2002 – presente)
Atividade 2003 - presente
IMDb: (inglês)

Sarah Wayne Callies (La Grange, 1 de junho de 1977) é uma atriz norte-americana, atualmente conhecida pelo seu trabalho como a Dra. Sara Tancredi na bem-sucedida série norte-americana Prison Break e mais recentemente como Lori Grimes, na atual série da AMC The Walking Dead, que é baseada no HQ de mesmo nome.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A atriz nasceu com o nome Sarah Anne Callies, mas passou a se chamar Sarah Wayne Callies, por conta do nome de solteira de sua mãe, "Wayne". A atriz nasceu em La Grange, Illinois e se mudou para Honolulu, Havaí com sua família quando tinha um ano de idade, por conta da morte de um familiar. Durante sua juventude, Callies expressou um grande interesse em atuar, através de sua participação em várias peças escolares na Punahou School, como "As You Like It", uma obra de Shakespeare.

Enquanto seus pais são professores na Universidade do Havaí em Manoa, Callies não seguiu seus passos. Ela escolheu seguir a carreira de atriz. Após se formar no ensino médio, Callies entrou para a faculdade Dartmouth College em Hanover, New Hampshire. Em conjunção com os estudos, ela continuou a carreira no teatro. Em 1999, ela se formou com ênfase em Estudos Feministas e Estudos Indígenas. Callies continuou os estudos no Teatro Conservatório Nacional de Denver, onde obteve seu Mestrado em Belas Artes em 2002.[1]

Depois de ter deixado Denver, Callies se mudou para Nova York, onde ela logo teve seu primeiro papel, na série Queens Supreme, como Kate O'Malley.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

2011

Em 21 de Junho de 2002, Callies se casou com Josh Winterhalt, que ela conheceu no Dartmouth College. Eles se mudaram para Nova York onde ela conseguiu seu primeiro papel na série Queens Supreme. Em 23 de janeiro de 2007, o agente de Callies anunciou que o casal esperava sua primeira filha, que veio a se chamar Keala.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ganhou fama no papel da Dra. Sarah Tancredi da dramática série de ação Prison Break, da Fox. Essa produção de sucesso mundial recebeu o People’s Choice Award em 2006 na categoria novo drama para televisão e foi indicada, no mesmo ano, ao Globo de Ouro de melhor série dramática para televisão. Entre seus numerosos trabalhos na TV vale destacar a sua participação como Jane na série Tarzan da Warner Bros, dirigida por David Nutter e com produção executiva de Laura Ziskin; em Queens Supreme, da CBS, estrelada por Oliver Platt e produzida por Elaine Goldsmith-Thomas; e foi atriz convidada em Law & Order: SVU ; Numb3ers e L.A. Dragnet.

No primeiro semestre de 2010 coproduziu e estrelou o piloto Tangled, dirigido por Bronwyn Hughes para a CBS. Assim como Mr. & Mrs. Smith, o filme combina comédia com intriga e espionagem. Sarah interpreta uma ex-espiã que tenta encontrar o equilíbrio entre a vida civil e um passado que se nega a abandoná-la.

Mais recentemente trabalhou com Mila Jovovich em Faces in the Crowd, sobre uma mulher que sofre de prosopagnosia e que tenta deter um serial killer. Também estrelou junto com Rupert Friend e Forrest Whitaker Lullaby for Pi e, além disso, cantou uma música da sua autoria na trilha sonora do filme, que conta a história de um músico de luto que faz amizade com um artista solitário. Foi a protagonista da adaptação do best-seller internacional A Profecia Celestina (The Celestine Prophecy), romance de James Redfield. O filme, que conta com a participação de Matthew Settle, Jurgen Prochnow, Joaquín de Almeida e Annabeth Gish, mostra a viagem de um homem em busca de um antigo manuscrito peruano que contém nove revelações que preveem o nascimento de uma nova espiritualidade. Seu currículo inclui ainda um papel principal ao lado de Josh Holloway e Dule Hill em Reféns do Mal (Whisper) de Stewart Hendler, sobre um jovem que é sequestrado em uma pequena cidade da Nova Inglaterra.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filme[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2006 The Celestine Prophecy Marjorie
2007 Refens do Mal (Whisper) Roxanne
2008 Bittersweet Robyn
2010 Lullaby for Pi Josephine
2011 Black Gold Kate Summers
Faces in the Crowd Francine
Foreverland Fran
2013 Black Sky Allison Stone

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Observações
2003 Law & Order: Special Victims Unit Jenny Rochester 1 episódio
L.A. Dragnet Kathryn "Kate" Randall 1 episódio
Tarzan Officer Jane Porter 9 episódios
2003–07 Queens Supreme Kate O'Malley 5 episódios
2004 The Secret Service Agente Laura Kelly Piloto da série na rede ABC (não-transmitido)
2005 Numb3rs Agente Kim Hall 1 episódio
2005–09 Prison Break Dra. Sara Tancredi 69 episódios
2009 Prison Break: The Final Break Dra. Sara Tancredi TV filme (2 episódios finais da 4 temporada)[3]
2010 House Julia 1 episódio
Tangled Chloe / Sally Televisão
2010 - 2013 The Walking Dead Lori Grimes Temporadas 1-3 (series regular; 27 episódios)
Satellite Award Melhor elenco – Televisão Series
Nomeada - Saturn Award melhor atriz de televisão (2011)
Nomeada - Scream Award Melhor atriz de filme de terror (2012)

Referências

  1. "Mestrado na Prisão", Honolulu Star-Bulletin, March 20, 2006. Página visitada em 2006-05-06.
  2. Nudd, T, "Sarah Wayne Callies de Prison Break Está Gravida". People. 23 de Janeiro de 2007. depois Sarah se separou
  3. Prison break trivia. Internet Movie Database. Página visitada em November 16, 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sarah Wayne Callies