Sarajevo Oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sarajevo Oriental (Istočno Sarajevo
Источно Сарајево)
Localização de Sarajevo Oriental na Bosnia-Herzegovina
Localização de Sarajevo Oriental na Bosnia-Herzegovina
País Bósnia e Herzegovina
Municipalidade da Bósnia e Herzegovina
República Srpska Fundação
Prefeito Radomir Kezunović
Área  
  Total 62 km²
População  
  Cidade 90 mil (2004)
Fuso horário Horário da Europa Central (UTC+1)

Istočno Sarajevo, ou Sarajevo Oriental (Cirílico: Источно Сарајево; inglês:East Sarajevo) é uma cidade da República Sérvia (República Srpska), na Bósnia e Herzegovina, nas proximidades da capital Sarajevo, da qual fica a nordeste. Não é uma zona altamente urbanizada, apesar de ser oficialmente uma cidade, já que é uma parte de Sarajevo, agora na República Srpska.

Nome[editar | editar código-fonte]

Antes era conhecida como Srpsko Sarajevo (Српско Сарајево, Sarajevo Serbio), mas o Tribunal Constitucional da Bósnia e Hewzegovina definiu a troca do nome.

Características[editar | editar código-fonte]

Já que de juris, a capital da República Srpska é Sarajevo, Sarajevo Oriental é considerada como capital dessa entidade, pois, sem dúvida e de facto ,a capital da República Srpska é Banja Luka, que é a sede do governo.

História[editar | editar código-fonte]

Na entidade municipal que abriga os bairros da cidade de Sarajevo que ficaram em poder “Servo-Bósnio’’ durante a Guerra da Bósnia (1992-1995). A esses bairros se uniram localidades de maioria ‘’Sérvio-Bósnia’’ externas ao raio da capital Bósnia, entre elas a cidade de Pale capital da República Sérvia durante o conflito bélico. A reunião de tais núcleos formou Sarajevo Oriental, uma área municipal com um território razoavelmente extenso ao norte e leste da capital Sarajevo e que, conforme ordenamento jurídico Servo-Bósnio, confirmados pelo Acordo de Dayton, passou a ser a capital da ‘’República Srpska’’, a qual junto com a Federação da Bósnia e Herzegovina e o distrito de Brcko forma a integração denominada República da Bósnia e Herzegovina.

Porém, a falta de infra-estrutura e continuidade urbana de Sarajevo Oriental causou uma falta de decisão política na hora de materializar e implementar na cidade o status de capital da República Srpska (Sérvia). Assim permaneceu a maioria das instituições principais da república com sede em Banja Luka, a principal e mais populosa cidade da entidade “Sérvia” da Bósnia, a qual é capital de fato da “República Spartaca” (Srpska).

Municipios[editar | editar código-fonte]

Os municípios ou distritos de Sarajevo Oriental são os seguintes:

DEsportes[editar | editar código-fonte]

O clube local de Futebol, o FK Slavija Istočno Sarajevo,´joga na primeira liga da Bósnia-Herzegovina.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências externas[editar | editar código-fonte]

43° 49′ N 18° 21′ E