Saran (sobrenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Família nobre da Casa Saran estabelecido na Grã-Bretanha por vários séculos que conta entre os seus membros os Senhores da Soulan e Pontpiétin (Freguesia Blain). Grã-Bretanha tem sido um ducado mais ou menos autônomo, embora seus duques Yale para formar um ramo da casa real da França, que se apaga com o famoso Duquesa Anne. Esta casou sucessivamente Charles VIII e de Louis XII em 1491 em 1499. Nesta segunda união nasceu uma filha, rainha Cláudia, cujo casamento com Francisco I definitivamente selar a união da Bretanha para a França, em conformidade com suas franquias A Casa Saran se desvanece em aproximadamente 1789 com A Queda da Bastilha. Após este em meados de 1800, os seus descendentes se refugiaram por toda Europa (Itália, França e Grã-Bretanha) , e Oriente Médio. Há registros da chegada na America do Sul (Brasil, Argentina e Paraguai) de seus descendentes a partir de 1910.

Saran é um sobrenome bastante incomum e até mesmo raro.

É provável que existam duas vertentes para este sobrenome:

  • Em uma delas é possível encontrar pessoas na região do Veneto na Itália, nomeadamente Vicenza, Treviso e Veneza. Também na capital e interior do estado de São Paulo, nomeadamente Casa Branca, Ribeirão Preto, Campinas, Jardinopólis e Brodowski entre outras, além de diversas cidades no sul do país, todos provenientes da Itália. O mesmo também ocorre na Argentina e Paraguai. Sua origem é desconhecida, possuindo informações desencontradas de imigrações provenientes do leste europeu e oriente médio.

Na cidade de Veneza, região de Veneto na Itália vivem cerca de 100 pessoas com sobrenome Saran, sendo 180 listadas em todo o país.[1] No Brasil cerca de 290 pessoas com sobrenome Saran são indicadas como possuidoras de telefone fixo.[2]

Pouca ou nenhuma informação é disponível, a maioria baseada em relatos e histórias de veracidades pouco comprovaveis.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Sobrenome Saran na Itália». Cognome Saran. Consultado em 27 de agosto de 2010 
  2. «Sobrenome Saran no Brasil». TeleListas.net. Consultado em 27 de agosto de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre um prenome ou sobrenome é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.