Sarcoma sinovial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os sarcomas sinoviais representam neoplasias malignas incomuns, de crescimento lento, com relação estreita com tendões, bainhas tendíneas, estruturas bursais e, em menor freqüência, com fáscias, ligamentos, aponeuroses e membranas interósseas.

O sarcoma sinovial ocorre principalmente em jovens, representando 8% de todos os sarcomas dos tecidos moles[1] mas cerca de 15 a 20% dos casos em adolescentes e em jovens adultos.[2] O pico de incidência ocorre antes dos 30 anos de idade e o sexo masculino é mais afectado do que o feminino, numa proporção de cerca 1,2 para 1.[1]

Esses tumores cancerígenos têm origem de células multipotenciais mesenquimais. Localizam-se, comumente, nas proximidades das articulações, sobretudo nos membros inferiores, em posição extra-articular. Menos de 10% são intra-articulares. Calcificações irregulares ocorrem em 15% desses tumores. Os sarcomas sinoviais são geralmente de tamanho significativo ao diagnóstico, com propensão a metastatizar para linfonodos e pulmões. A recorrência local após exérese é comum, estando associada a pior prognóstico.

Referências

  1. a b Ferrari and Collini (2012). «Synovial Sarcoma». ESUN. 9 (5) 
  2. Weiss SW, Goldblum J. Weiss SW, Goldblum JR, ed. «Enzinger and Weiss's Soft Tissue Tumors». St Louis, Missouri: CV Mosby: 1483–1571  |capítulo= ignorado (ajuda)

Ver também[editar | editar código-fonte]