Sargento-mor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com sargento (militar). Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=sargento (militar)|{{subst:DATA}}}}.

Sargento-mor é uma graduação ou uma função militar, existente nas forças armadas de vários países do mundo.

Em vários exércitos europeus do passado, a designação referia-se a um posto de oficial superior correspondente ao atual de major. Atualmente, normalmente, refere-se a uma graduação da categoria de sargentos.

Distintivos[editar | editar código-fonte]

Sargento-mor em vários países[editar | editar código-fonte]

EUA[editar | editar código-fonte]

No Exército dos EUA sergeant-major (sargento-mor) refere-se tanto à mais alta patente de suboficial, como a diversas funções exercidas por sargentos. Command sergeant-major (sargento-mor de comando) é a função de suboficial adjunto de uma unidade de escalão igual ou superior ao batalhão. Esta função pode ser desempenhada por sargentos de várias patentes, conforme o tipo de unidade. Uma função especial é a de Sergeant-Major of the Army (Sargento-Mor do Exército), cujo detentor é o sargento de maior patente de todo o Exército dos EUA, atuando como o conselheiro direto do Chefe do Estado-Maior do Exército e como porta-voz da classe de sargentos e praças.

Itália[editar | editar código-fonte]

Na Itália, as graduações sergente maggiori (sargento-mor) e sergente maggiori capo (sargento-mor chefe), juntamente com a de sergente (sargento), são os postos da subcategoria inferior de sargento.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Nas Forças Armadas Portuguesas, atualmente, sargento-mor é o posto mais elevado da categoria de sargentos. No passado, "sargento-mor" e "sargento-mor de batalha" eram as designações, respetivamente de uma patente de oficial superior e de uma de oficial general.

Sargento-mor (categoria de oficial)[editar | editar código-fonte]

Até ao início do século XIX, sargento-mor constituía a primeira patente de oficial superior no Exército Português.

A partir do final do século XVIII começa-se a utilizar a designação "major" como alternativa ao nome do posto. Durante a Guerra Peninsular, a designação "major" substitui, definitivamente, a designação "sargento-mor". Isso aconteceu, provavelmente, para que o nome do posto não se confundisse com o do posto homónimo britânico sergeant-major, que correspondia não a um oficial superior, mas a apenas a um sargento. Era importante não existir essa confusão, uma vez que os exércitos Português e Britânico combatiam integrados como um único.

Nas Ordenanças (tropas de 3ª linha, existentes até ao século XIX), os sargentos-mores tinham a função de instruir as tropas territoriais, subordinados a um capitão-mor.

Sargento-mor da batalha[editar | editar código-fonte]

O sargento-mor da batalha era um oficial general que exercia as funções de subchefe do estado-maior de um exército em operações, imediatamente subordinado ao mestre de campo general. O cargo foi, originalmente, criado no século XVI e reintroduzido, no Exército Português, em 1663, durante a Guerra da Restauração.

Em 1762 o posto de sargento-mor de batalha passou a designar-se "marechal de campo". Corresponde ao posto atual de major-general.

Sargento-mor (categoria de sargento)[editar | editar código-fonte]

Em 31 de dezembro de 1976, foi reintroduzido, nas Forças Armadas Portuguesas, um posto de sargento-mor, mas, desta vez como posto da categoria de sargentos.

O posto de sargento-mor é o mais alto da categoria de sargento na Armada, Exército, Força Aérea e Guarda Nacional Republicana. As suas funções são as de atuar como elemento dos comandos ou estados-maiores de unidades de escalão igual ou superior ao batalhão. Nessas funções os sargentos-mores são os adjuntos dos comandantes das unidades para os assuntos de pessoal, administração e logística.

Reino Unido[editar | editar código-fonte]

No Exército Britânico, sergeant-major deixou de ser uma graduação específica de suboficial e passou a ser, apenas, o título da função de sargento superior numa unidade militar. Conforme o tipo da unidade, a função pode ser designada "regimental sergeant-major" (sargento-mor regimental), company sergeant-major (sargento-mor de companhia), squadron sergeant-major (sargento-mor de esquadrão), etc..

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]