Satoshi Tajiri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Satoshi Tajiri
Tajiri Satoshi
鳥山 明
250px

Nascimento 28 de Agosto de 1965 (48 anos)
Local Machida, Japão
Nacionalidade Japão japonês
Área(s) de atuação mangaka, character designer
Trabalhos de destaque Pokémon

Satoshi Tajiri (田尻 智, Tajiri Satoshi?, também escrito como 田尻 サトシ), (Machida, 28 de Agosto de 1965) é um designer de jogos eletrônicos mais conhecido como criador de Pokémon e fundador da Game Freak.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Quando Satoshi Tajiri era pequeno a sua mãe não lhe deixava ter animais de estimação, por isso ele andava em florestas e vales à procura de insetos, para colecionar e para trocá-los.

Mas com o tempo, os lagos e florestas foram sendo substituídos por estacionamentos e prédios, ele queria mostrar para as crianças de hoje como era caçar "insetos".

Começou sua carreira no videogame como tester de uma revista. Em 1982, Satoshi Tajiri e seus amigos decidiram criar uma empresa de video games, que viria a ser a Game Freak.

Ele se tornou uma celebridade dos videos games, escrevendo dois livros. No final dos anos 80, Game Freak estava em desenvolvimento de jogos e se mudaria para um escritório dentro do prédio da Nintendo no Japão. Lá publicou alguns jogos que fizeram muito sucesso. Satoshi Tajiri imaginou jogar um jogo onde poderia se capturar monstros e batalhar.

Se inspirando na sua coleção de insetos da sua adolescência ele aumentou sua ideia. Ele adorava coletar informações, as estatísticas de vários heróis e suas características. Juntando suas ideias de criança criou no vídeo game mais a sua coleção de insetos claro que resultaria na grande satisfação do imenso público infantil.

A ideia veio mesmo quando ele viu 2 pessoas jogando Game Boy in Flax. Um inseto estava envenenado em um dos Game Boy, quando estava conectado à outro Game Boy pelo Cable Link. A ideia do Cable Link seria ótima para que Pokemon desse certo, por poder passar informações de dois Game Boy(s) assim ampliando a coleção de "insetos" que cada um possuía.

A Nintendo então gostou da ideia de Satoshi que começou a criar os cenário e os personagens. Ele e seu time trabalharam no projeto por 5 anos. Não teve muitos testes nem mudanças. Pokémon Red & Green (ocidentais Red & Blue) são lançados em 1996 no Japão e no fim do mesmo ano, mais de 8 milhões de cópias vendidas sem nenhum tipo de publicidade.

Daí se pensou na ideia de se criar um anime com o nome de Pokémon, pois se o jogo deu tão certo, o anime também daria. A ideia foi esplêndida, e hoje Satoshi Tajiri é um homem milionário, e ainda tem lucro com as empresas Game Freak e Nintendo.

O herói do anime Pokémon, Ash na versão japonesa leva o seu nome Satoshi.