Saturação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em colorimetria e também no modelo de cor HSV (ou HSB), saturação ou grau de pureza da cor é um parâmetro que especifica a qualidade de um matiz de cor pelo grau de mesclagem do matiz com a cor branca, sendo usual referir-se também à reflectância da amostra como um atributo daquela cor. As outras modalidades são o matiz e a luminosidade; às vezes usa-se uma quarta dimensão, o canal alfa.


No modelo de cor HSL, saturação é a proporção de quantidade de cor em relação à cor cinza média. Quanto menos cinza na composição da cor, mais saturada ela é. Nesse modelo, a luminosidade é um atributo da cor independentemente do seu grau de pureza.

No modelo HSL, a redução da saturação transforma a cor em cinza médio. De modo similar aos aparelhos de TV que transformam uma imagem a cores em branco-e-preto simplesmente diminuindo a saturação.


Gradação de saturação no modelo HSL
matiz 100% puro 75% de saturação saturação média 25% de saturação 0 de saturação


Gradação de saturação no modelo HSV
matiz 100% puro 75% de saturação saturação média 25% de saturação 0 de saturação

Graduação da saturação[editar | editar código-fonte]

O ponto de partida é a graduação decimal ou centígrada em que a escala vai de 0 até 1 ou de 0 até 100, mas a graduação varia de aplicativo para aplicativo. No sistema operacional Microsoft Windows a escala vai de 0 a 255 enquanto no aplicativo Paint, que o sistema tem por acessório, a escala vai de 0 a 240.

Seja de que forma for, no modo HSV uma cor é tornada mais escura manipulando-se sua brilhância, para tornar mais clara manipula-se sua saturação. No modelo HSL uma cor vai do escuro para o claro pela manipulação de sua luminosidade. Neste modelo a redução da saturação apenas transforma a cor em cinza médio.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

A saturação de cor é manipulada por pintores que mesclam cor branca ou preta à cor pura, o que leva os aplicativos de edição de imagens e de emulação de pintura a priorizarem a apresentação de cores dentro de um modelo HSV. Neste modelo as cores aparecem estreitamente relacionadas com a cor branca.

A saturação está presente nos aparelhos de TV comuns, e seu usuário pode manipular para transformar a imagem a cores em imagem preto-e-branco. O modelo HSL possibilita variar a luminosidade mantendo constante a pureza da cor, de modo conveniente à representação de objetos tridimensionais e à animação gráfica.

Cálculo da saturação a partir de valores RGB[editar | editar código-fonte]

Os modelos HSV e HSL são derivativos paramétricos do espaço RGB que é vetorial. A conversão de valores RGB para valores de saturação (no modelo HSL) pode ser feita seguindo a seguinte fórmula:


s = 
\begin{cases}
0 & \mbox{se } \max = \min \\
\frac{\max-\min}{\max+\min} = \frac{\max-\min}{2l}, & \mbox{se } l \leq \frac{1}{2} \\
\frac{\max-\min}{2-(\max+\min)} = \frac{\max-\min}{2-2l}, & \mbox{se } l > \frac{1}{2} 
\end{cases}

Ver também[editar | editar código-fonte]