Opel Astra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Saturn Astra)
Opel Astra
Visão geral
Nomes
alternativos
Chevrolet Astra
Holden Astra
HSV VXR
Vauxhall Astra
Saturn Astra
Chevrolet Vectra
Produção 1991–presente
Fabricante General Motors–até 2018, Grupo PSA–2018 a 2020 Stellantis–de 2020–presenteAstraTeck
Ficha técnica
Motor 1.4 Gasolina
1.6 Gasolina
1.7 Diesel
2.0 Diesel
2.5 Eletriciadade
Modelos relacionados
Citroën C4
Citroën DS4
Peugeot 308
Ford Focus
Renault Mégane
Volkswagen Golf
Toyota Auris
Velocidade máxima 280 km / hora
Cronologia
Opel Kadett

O Astra é um modelo familiar de porte médio da Opel, o qual compartilha plataforma com o Peugeot 308 desde a geração Astra L.

O nome Astra surgiu em 1980, pelas mãos da Vauxhall. Àquela altura, o mesmo carro era vendido por dois nomes diferentes: Opel Kadett e Vauxhall Astra. A partir da Geração F, porém, a GM decidiu unificar os nomes, deixando o nome Kadett na aposentadoria. Oportuno: a troca/unificação dos nomes ocorreu na época da Queda do Muro de Berlim. A Alemanha Oriental vivia sob uma Ditadura Comunista, tornando-se uma consumidora dos produtos ocidentais a partir de então. Como o nome Kadett poderia ter lembranças com militares, o nome Astra se manteve por uma corretíssima decisão da General Motors.

O Kadett E na sua versão britânica, o Vauxhall Astra B.

A quinta geração foi lançada no final de 2015. O novo Astra usa motores 1.0 Turbo de 105 cv e 1.6 CDTI de 110 cv que prometem consumos de, respetivamente, 4,3 e 3,4/100.

Opel, que pertencia ao um grupo francês PSA Peugeot-Citroën, também se tornou parte do Grupo Stellantis.

Na América[editar | editar código-fonte]

Em países da América do Sul, o Astra chegou com o nome inicial de Chevrolet Astra. Em 2005, a terceira geração do Chevrolet Vectra brasileiro foi desenvolvida em cima do Opel Astra H, criando uma inédita versão Sedan (anos depois, a GM decidiu mandar para a Europa esta versão, que foi totalmente desenvolvida no Brasil). Na Austrália, o Astra foi vendido sob a marca Holden até 2020. Curiosidade: suas duas primeiras gerações foram, na verdade, uma versão do Nissan Pulsar, rebatizada de Holden Astra. A última geração, na verdade, era um Chevrolet Cruze Sedan rebatizado como Holden Astra. Nos EUA, o Saturn Astra foi o nome escolhido para o modelo (vendido sob a antiga divisão Saturn, descontinuada em 2010). No México e na América Central, o Astra foi vendido sob a marca Chevrolet.

Vauxhall Astra Sedan 2020

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Opel Astra
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.