Saurophaganax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaSaurophaganax
Ocorrência: Jurássico Superior
Saurophaganax vs Apatosaurus

Saurophaganax vs Apatosaurus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Carnosauria
Superfamília: Allosauroidea
Família: Allosauridae
Género: Saurophaganax (Allosaurus)
Chure, 1995
Espécies

O Saurophaganax maximus pode ter sido um tipo de Allosaurus realmente grande, sendo conhecido como Allosaurus maximus, já que poucos fósseis da sua espécie foram encontrados. O Saurophaganax teria sido um grande dinossauro carnívoro podendo chegar a 12 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e pesava 3 toneladas. O Saurophanganax é um membro da família dos alossauros e viveu no período Jurássico (de 205 a 145 milhões de anos) na América do Norte.

Seu tamanho foi estimado para ter 10,5 metros de comprimento, e pesar 3 toneladas, más seu tamanho atualmente é estimado aos de 12 metros, pesar 3 toneladas, um peso considerado bem leve para seu tamanho, sendo mais rápido e ágil que outros dinossauros predadores do seu tamanho.

No seu ambiente tinha vários predadores, e o Saurophaganax estava entre os maiores de seu ambiente e época também, e abateria as maiores presas, como os saurópodos Apatosaurus, Diplodocus, e Stegosaurus,. Muito pouco se sabe sobre ele, como também o seu comportamento, ele era um dos carnívoros mais raros da região, podendo ter de 1 por cento ou menos da fauna do jurássico superior na América do norte.

Restauração do Saurophaganax
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.