Saverne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saverne
—  Comuna francesa França  —
Chateau Rohan Saverne 01.jpg
Brasão de armas de Saverne
Brasão de armas
Saverne está localizado em: França
Saverne
Localização de Saverne na França
48° 44' N 7° 22' E
País  França
Região Blason région fr Alsace.svg Alsácia
Departamento Blason département fr Bas-Rhin.svg Baixo Reno
Área
 - Total 26,02 km²
População (2010)[1]
 - Total 12 087
    • Densidade 464,5/km2 
Código Postal 67700
Código INSEE 67437
Sítio  

Saverne (de: Zabern) é uma comuna francesa na região administrativa da Alsácia, no departamento Baixo Reno. Estende-se por uma área de 26,02 km². Em 2010 a comuna tinha 12 087 habitantes (densidade: 464,5 hab./km²).[1]

Línguas regionais menorizadas[editar | editar código-fonte]

O alsaciano é um dialeto da língua alemã que historicamente faz parte desta região da França. No entanto, depois da Segunda Guerra Mundial, aliado às políticas linguísticas de Estado favorecendo somente a língua nacional, o alsaciano passou a sofrer crescente desprestígio social. Porém, em anos recentes vem ressurgindo renovados esforços para salvar-se as línguas autóctones minorizadas do país, como refletido na carta oficial de reconhecimento e promoção das línguas minoritárias da região da cidade de Saverne.[2]

O alsaciano é um de dois principais dialetos germânicos da França, este pertencendo ao grupo dialetal alemânico, o mesmo dos dialetos alemães da Suíça; o outro é o moselano, ou Lothringisch em alemão, falado na região do Mosela e Lorena, sendo este mutualmente inteligível com o dialeto alemão riograndense no sul do Brasil, o Riograndenser Hunsrückisch, ambos pertencentes ao grupo dialetal alemão médio-ocidental ou Westmitteldeutsch (Veja Língua frâncica).

Referências

  1. a b Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013 (em francês) www.insee.fr INSEE (dezembro de 2012). Visitado em 3 de abril de 2013.
  2. Charte de la Ville de Saverne pour la promotion de la langue-regionale (em francês). O documento de proteção às línguas minoritárias está em francês e em alemão-padrão. Página visitada em 15 de junho de 2014.)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.