Saw (franquia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saw (franquia)
Jogos Mortais (franquia) (BR)
 Estados Unidos
 • cor
Elenco Tobin Bell
Shawnee Smith
Dina Meyer
Leigh Whannell
Cary Elwes
Donnie Wahlberg
Lyriq Bent
Costas Mandylor
Betsy Russell
Angus Macfadyen
Bahar Soomekh
Scott Patterson
Athena Karkanis
Gênero terror/suspense
Idioma inglês
Estúdio Twisted Pictures
Distribuição Lions Gate Entertainment

Saw, no Brasil, Jogos Mortais, é uma franquia de filmes de horror, criada por James Wan e Leigh Whannell, distribuída pela Twisted Pictures e produzida pela Lions Gate Entertainment desde 2004. A franquia do filme é uma das poucas séries que conseguiu ter mais lucro do que os filmes anteriores. Já foram produzidos um curta-metragem e sete filmes. A ideia principal desta série gira entorno de um assassino, Jigsaw, um doente terminal de tumor, que rapta pessoas e coloca-as em armadilhas para testá-las e ver se elas merecem a sua vida abusiva. As vítimas, quase sempre escolhidas por terem uma vida errada (mentindo, bebendo, consumindo drogas…), estão geralmente ligadas entre elas de alguma forma. O filme tende a concluir a história com um twist-ending, mas acaba por trazer mais questões por responder.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Observações

  • Nomes em Itálico indicam aparições em flashback de filmes anteriores.
  • A cor cinza-escuro indica que o personagem não apareceu no filme.
Personagem Filme
Saw Saw II Saw III Saw IV Saw V Saw VI Saw 3D
John Kramer/Jigsaw Tobin Bell
Amanda Young Shawnee Smith Shawnee Smith Shawnee Smith Shawnee Smith
Allison Kerry Dina Meyer Dina Meyer
Adam Stanheight Leigh Whannell Leigh Whannell Leigh Whannell Leigh Whannell
Lawrence Gordon Cary Elwes Cary Elwes Cary Elwes
Eric Matthews Donnie Wahlberg Donnie Wahlberg
Daniel Rigg Lyriq Bent Lyriq Bent
Mark Hoffman Costas Mandylor
Jill Tuck Betsy Russell
Jeff Denlon Angus Macfadyen Angus Macfadyen
Lynn Denlon Bahar Soomekh Bahar Soomekh
Peter Strahm Scott Patterson Scott Patterson
Lindsey Perez Athena Karkanis Athena Karkanis Athena Karkanis

Premiações[editar | editar código-fonte]

Teve uma indicação no MTV Movie Awards de Melhor Performance Assustada (Cary Elwes).

Filmes[editar | editar código-fonte]

Curta metragem[editar | editar código-fonte]

Lançado em 2003, serviu para apresentar o projeto aos estúdios. O curta metragem mostra a história de uma pessoa que conseguiu escapar de uma armadilha. No curta o personagem chama-se David, mas no longa-metragem a personagem é uma mulher, Amanda.

Saw[editar | editar código-fonte]

Lançado um ano após o curta-metragem, este filme gira em torno de dois homens: Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes) e Adam Stanheight (Leigh Whannell), presos numa armadilha dentro de um banheiro.

Saw II[editar | editar código-fonte]

A primeira sequência do filme foi lançada em 2005 e mostra um grupo de pessoas que é colocado numa casa com várias armadilhas. É dado a conhecer mais sobre o assassino, Jigsaw (Tobin Bell) e Amanda (Shawnee Smith), sobrevivente do filme anterior.

Saw III[editar | editar código-fonte]

Em 2006 foi lançada a terceira sequência. O filme segue a linha dos outros, com novas armadilhas, colocando pessoas à prova. Novamente protagonizado por Jigsaw (Tobin Bell), que é apresentado como uma frágil pessoa, mas ainda disposta a continuar com o jogo, e sua cúmplice, Amanda (Shawnee Smith), tão perigosa e cruel quanto ele.

Saw IV[editar | editar código-fonte]

Lançada em 2007, a sequência acontece paralelamente aos acontecimentos do filme anterior. O personagem central desta vez é o tenente Rigg (Lyriq Bent), introduzido ao público no segundo filme.

Saw V[editar | editar código-fonte]

Lançado em 2008, a sequência foca nos personagens Strahm (Scott Patterson) e Hoffman (Costas Mandylor) e ronda alguns mistérios. Além disso, 5 pessoas são colocadas em mais uma armadilha que acaba em um único sobrevivente.

Saw VI[editar | editar código-fonte]

Lançado em 2009, o filme novamente é focado em Hoffman (Costas Mandylor), que será descoberto pela polícia como cúmplice das armadilhas de Jigsaw (Tobin Bell), e em Amanda (Shawnee Smith), que aparecerá em flashbacks inéditos e terá seus segredos pendentes dos filmes anteriores enfim revelados.

Saw 3D[editar | editar código-fonte]

Lançado em 2010, é o último filme da saga mais popular de filmes de terror. Focado em Bobby Daggen (Sean Patrick Flanery) que precisará salvar entes queridos em tão pouco tempo, e remontando as origens, o filme conta novamente com o personagem Hoffman (Costas Mandylor), que descobrirá que o Dr. Gordon (Cary Elwes) - que apareceu no primeiro filme da franquia - havia sobrevivido a armadilha de Jigsaw (Tobin Bell) e Amanda (Shawnee Smith), e os ajudou durante todo esse tempo, e que pretende continuar com o trabalho deles após assassinar Hoffman, se tornando assim o quarto sucessor das armadilhas criadas por Jigsaw (além de Jigsaw, já foram sucessores deste Amanda e Hoffman).