Saxomat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Saxomat é uma transmissão semi-automática dos automóveis DKW.

Foi oferecido como opcional em toda a linha DKW-Vemag no Brasil, ele dispensava o pedal da embreagem, tinha custo adicional elevado, por isso sua aplicação foi raríssima em todos os anos de fabricação da marca. Acredita-se que em torno de 10 automóveis sairam da fábrica com este opcional.

O funcionamento deste sistema era curioso, na hora da troca, o motor fazia a própria função da embreagem, engatava e desengatava por si mesmo, restando ao motorista apenas passar as marchas normalmente.

Diferentemente das embreagens automáticas atuais, a Saxomat era centrífuga. Com o motor em marcha-lenta, os três contrapesos, solidários com a placa de pressão do platô, ficavam recolhidas por ação de mola, como se um pedal fosse pressionado. Ao acelerar, os contrapesos se expandiam por centrifugação e levavam placa de pressão a pressionar o disco, acoplando-se a embreagem da mesma maneira que retirar o pé do pedal nas embreagens normais. Alguns ex-concessionários da fábrica afirmavam que seu funcionamento era excelente, não necessitando de maiores reparos, sendo que a má fama que teve, devido a falta de especialização, deixava-o mau instalado no que ocasionava o funcionamento incorreto.

Ver também[editar | editar código-fonte]