Scalable Link Interface

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NVIDIA Scalable Link Interface
Lançado em 17 de novembro de 2004
Concorrência ATI CrossFire

Scalable Link Interface (SLI) é um método desenvolvido pela NVIDIA para unir duas (ou mais) placas de vídeo apresentando apenas uma única saída de vídeo. As placas de vídeo compartilham paralelamente o processamento de imagens, aumentando a velocidade de processamento ou a qualidade de imagem.

Uma implementação SLI requer além de duas placas compatíveis, uma placa-mãe com barramento PCI Express duplo, e drivers compatíveis. Além disso, para um desempenho otimizado é necessário um "perfil" de configuração para o jogo utilizado.

Além disso, podem-se utilizar duas placas de vídeo diferentes, sendo que uma delas fica dedicada ao processamento do PhysX, software que renderiza a física de jogos compatíveis, como Batman: Arkham Asylum.

Foi anunciado em 28 de junho de 2004[1] e lançado em 17 de novembro do mesmo ano.[2]

3DFx SLI[editar | editar código-fonte]

O termo SLI foi cunhado originalmente pela empresa 3Dfx — posteriormente comprada pela NVIDIA — como sigla para Scan-Line Interleave, que em termos gerais consistia no mesmo conceito; a utilização de placas de vídeo em paralelo para o aumento de desempenho.

Diferenças[editar | editar código-fonte]

Enquanto o modo SLI original dividia as linhas da tela (scan-lines) entre as placas — uma das placas renderizava as linhas horizontais pares, enquanto a outra placa renderizava as linhas ímpares — o modo SLI adotado pela NVIDIA (e sua concorrente ATI em sua tecnologia equivalente) separa o processamento por partes da tela (split frame rendering) ou em quadros alternados (alternate frame rendering).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Press release (28 de junho de 2004). NVIDIA Launches Revolutionary New Multi-GPU Technology (em inglês). Página visitada em 23 de abril de 2007.
  2. Press release (17 de novembro de 2004). NVIDIA SLI Revolution Begins with Launch of ASUS A8N-SLI (em inglês). Página visitada em 23 de abril de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.