Scaphopoda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaScaphopoda
Ocorrência: Ordoviciano Médio - Recente
Antalis vulgaris

Antalis vulgaris
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Scaphopoda
Subclasses
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Scaphopoda

Scaphopoda (do grego skaphe, bote + pous, podos, pé) é uma classe de moluscos marinhos, caracterizada pela presença de uma concha carbonatada em forma de cone e aberta dos dois lados. A maioria das espécies é pequena, as maiores medem 15 cm de comprimento, e tem modo de vida bentónico.

A concha destes organismos é ligeiramente recurvada, lembrando as presas de um elefante, apresenta duas aberturas, uma basal mais larga e a outra terminal bem mais estreita. As partes moles do animal estão confinadas à concha. O pé é alongado, cilíndrico e pontiagudo e usado para cavar, fixando o molusco na areia. Da abertura basal da concha, junto do pé saem vários tentáculos denominados captáculos que funcionam como órgãos tácteis e adesivos, para apreensão de alimentos. Não existe cabeça nem sistema circulatório organizado. Os escafópodes alimentam-se de detritos microscópicos existentes no fundo do oceano e de pequenos organismos como foraminíferos.

Os primeiros registos geológicos da ordem Scaphopoda surgiram no Ordovícico. Esta foi a última classe de moluscos a aparecer.

Os escafópodes são constituídos por duas subclasses:

  • Dentalioida (Ordoviciano - Holoceno) - têm concha com formato tipicamente cônico; com maior diâmetro localizado na abertura anterior; frequentemente ornamentada com costelas longitudinais.
  • Siphonodentalioida (Permiano - Holoceno) - têm concha com maior diâmetro situado em uma posição ligeriamente posterior à abertura; geralmente sem costelas longitudinais.