Sceletium tortuosum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSceletium tortuosum

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Aizoaceae
Género: Mesembryanthemum (Sceletium)
Espécie: S. tortuosum
Nome binomial
Sceletium tortuosum
(L.) N.E. Brown[1]
Sinónimos
  • Sceletium compactum L. Bolus
  • Sceletium framesii L. Bolus
  • Sceletium joubertii L. Bolus[1]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sceletium tortuosum

Sceletium tortuosum é uma planta suculenta comummente achada na África do sul, onde também é conhecida como Kanna, Channa, Kougoed - que literalmente significa "algo para mascar". A planta foi usada por pastoralistas e caçadores Sul africanos como uma substância "alteradora do humor" de tempos pré-históricos. A primeira escrita conhecida do uso desta planta foi em 1662 através de "van Riebeeck". O tradicional preparado de sceletium seco foi frequentemente mastigado e tragado pela saliva,[2] mas também foi feito em chás e tinturas. Também foi usado como um rapé e fumado.

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Sceletium é conhecido por elevar o humor e diminuir a ansiedade, estresse e a tensão. Ele também é usado como inibidor de apetite por pastores que caminham longas distâncias em regiões áridas. em doses intoxicantes pode causar euforia, inicialmente com estimulação e depois com sedação. A planta não é alucinógena, ao contrário de algumas literaturas no assunto, e nenhum efeito adverso foi documentado.

Farmacologia[editar | editar código-fonte]

Sceletium tortuosum contém aproximadamente um total de 1-1.5% de alcaloides. Possui em média 0.3% mesembrina nas folhas e 0.86% nos talos da planta.

Interações[editar | editar código-fonte]

Pouco é conhecido sobre as interações da S. tortuosum, embora ela não deva ser misturada com SSRIs, IMAOs, medicamentos cardíacos ou psiquiátricos. São notadas cefaleias em seu uso em conjunto com o álcool. Alguns relatos sugerem sinergia quando utilizada com a cannabis.

Referências

  1. a b www.plantzafrica.com
  2. Manganyi, Madira Coutlyne; Bezuidenhout, Cornelius Carlos; Regnier, Thierry; Ateba, Collins Njie (28 de abril de 2021). «A Chewable Cure "Kanna": Biological and Pharmaceutical Properties of Sceletium tortuosum». Molecules (9). 2557 páginas. ISSN 1420-3049. PMC 8124331Acessível livremente. PMID 33924742. doi:10.3390/molecules26092557. Consultado em 9 de dezembro de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Caryophyllales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.