Sceletium tortuosum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSceletium tortuosum
Sceletium tortuosum 01102003 Afrique du sud 2.JPG

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Aizoaceae
Género: Mesembryanthemum (Sceletium)
Espécie: S. tortuosum
Nome binomial
Sceletium tortuosum
(L.) N.E. Brown[1]
Sinónimos
  • Sceletium compactum L. Bolus
  • Sceletium framesii L. Bolus
  • Sceletium joubertii L. Bolus[1]
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sceletium tortuosum

Sceletium tortuosum é uma planta suculenta comumente achada na África do sul, onde também é conhecida como Kanna, Channa, Kougoed - que literariamente significa "algo para mascar". A planta foi usada por pastoralistas e caçadores Sul africanos como uma substância "alteradora do humor" de tempos pré-históricos. A primeira escrita conhecida do uso desta planta foi em 1662 através de "van Riebeeck". O tradicional preparado de sceletium seco foi freqüentemente mastigado e tragado pela saliva, mas também foi feito em chás e tinturas. Também foi usado como um rapé e fumado.

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Sceletium é conhecido por elevar o humor e diminuir a ansiedade, estresse e a tensão. Ele também é usado como inibidor de apetite por pastores que caminham longas distâncias em regiões áridas. em doses intoxicantes pode causar euforia, inicialmente com estimulação e depois com sedação. A planta não é alucinógena, ao contrário de algumas literaturas no assunto, e nenhum efeito adverso foi documentado.

Farmacologia[editar | editar código-fonte]

Sceletium tortuosum contém aproximadamente um total de 1-1.5% de alcalóides. Possui em média 0.3% mesembrina nas folhas e 0.86% nos talos da planta.

Interações[editar | editar código-fonte]

Pouco é conhecido sobre as interações da S. tortuosum, embora ela não deva ser misturada com SSRIs, IMAOs, medicamentos cardiacos or psiquiatricos. São notadas Cefaléia em seu uso em conjunto com o álcool. Alguns relatos sugerem sinergia quando utilizada com a cannabis.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Caryophyllales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.