Scheelita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Scheelita

A scheelita ou scheelite ou ainda xilita é um mineral de tungstato de cálcio (CaWO4), sendo explorado como minério com vista à obtenção do metal tungstênio.

Mineral Dureza Peso específico Clivagem Fratura Hábitos Cor
Scheelita

(CaWO4)

4,5

a

5,0

5,9

a

6,2

Distinta Irregular Bipiramidal,

prismático,

tabular,

granular e reniforme.

Branco, amarelo,

cinzento, verde,

avermelhado, castanho

No Brasil a maior concentração de scheelita encontra-se no estado Rio Grande do Norte, nos municípios de Bodó, Lajes e Santana do Matos e alguns municípios da região do Seridó, tal qual Currais Novos (Mina Brejuí), onde Já existe uma atividade econômica sobre a exploração do mineral com destino principal o mercado exterior. Essa valorização do mineral deve-se a retirada do tungstênio do mercado,feita pela China(maior produtor), a qual redirecionou boa parte da suas riquezas naturais para produtos de alto valor agregado.

Em alguns municípios, existem jazidas ainda pouco exploradas, as quais possuem potencial ainda não determinado. Restam apenas interesse e investimentos por parte do governo e da iniciativa privada para reavivar essa atividade econômica. O tungstênio vem-se valorizando no mercado exterior o que viabiliza a exploração do mineral.

Ícone de esboço Este artigo sobre um mineral ou mineraloide é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.