Schisandraceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSchisandraceae
Illicium anisatum SZ1.png

Classificação científica
Reino: Plantae,
angiospérmicas
Ordem: Austrobaileyales
Família: Schisandraceae
Géneros
Ver texto

Schisandraceae é o nome botânico de uma família de plantas com flor. Esta família tem sido reconhecida pela maioria dos taxonomistas, pelo menos durantes as últimas décadas. Antes desse período, as plantas em causa eram colocadas na família Magnoliaceae.

O sistema APG II, de 2003, também reconhece esta família e coloca-a na ordem Austrobaileyales, que por sua vez é aceite como sendo uma das linhagens mais ancestrais do clade das angiospérmicas. O sistema APG II assume esta família com 3 géneros. A família consiste em plantas lenhosas contendo óleos essenciais.

No entanto, o sistema APG II permite a opção de segregar o género Illicium como família Illiciaceae. Isto deixa apenas dois géneros nesta família, Schisandraceae sensu stricto. Esta última é composta pelos géneros Schisandra e Kadsura, totalizando várias dezenas de espécies, que podem ser encontradas em regiões tropicais e temperadas do Sudeste e Leste da Ásia e também nas Caraíbas

O sistema APG, de 1998, reconhecia as famílias Schisandraceae sensu stricto e Illiciaceae, não atribuídas a uma ordem. Considerava ambas as famílias como sendo das mais basais dentro do clade das angiospérmicas.

O sistema de Cronquist, de 1981, considerava as plantas desta família (no seu sentido lato) como duas famílias, que juntas constituiam

a ordem Illiciales,
na subclasse Magnoliidae,
na classe Magnoliopsida [=dicotiledóneas],
na divisão Magnoliophyta [=angiospérmicas].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]