School Days (visual novel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
School Days (visual novel)
スクールデイズ
(School Days)
Gênero Comédia, Ecchi, Harém, Horror, Romance, Seinen, Tragédia, Vida Escolar, Drama
Jogo
School Days
Desenvolvedor Overflow
Gênero Eroge, Visual Novel
Censura 18+
Plataforma PC
Lançamento 28 de Abril de 2005
Jogo
School Days LxH
Desenvolvedor Overflow
Gênero Bishōjo, Visual Novel
Censura Livre
Plataforma Playstation 2
Lançamento Japão 17 de Janeiro de 2008
Light Novel
School Days
Autor Tome Okada
Editora Harvest Novels
Volumes 03
Mangá
School Days
Autor Sakazuki Homare
Editora(s) Comp-Ace
Data de publicação 26 de Maio de 2006 – 26 de Setembro de 2007
Volumes 2
Anime
School Days
Direção Keitaro Motonaga
Estúdio Japão TNK
Exibição original 3 de Julho de 2007 – 27 de Setembro de 2007
Emissoras de TV Japão Chiba TV, TV Aichi, TV Kanagawa, TV Osaka, TV Saitama, AT-X
Nº de episódios 12
OVA
School Days:Valentine Days
Direção Keitaro Motonaga
Estúdio Japão TNK
Nº de episódios 01
OVA
School Days:Magical Heart Kokoro-chan
Direção Keitaro Motonaga
Estúdio Japão TNK
Nº de episódios 01
Projeto Animangá  · Portal Animangá

School Days (スクールデイズ, Sukūru Deizu?) é um Visual Novel desenvolvido pela Overflow e foi lançado em 28 de abril de 2005. A versão original, feita para PC, contém conteúdo adulto de natureza sexual. A versão livre foi lançada mais tarde em 17 de janeiro de 2008 para Playstation 2. Semelhante aos Visual novels tradicionais, a historia ocorre em um ambiente escolar e durante a história vários "Pontos Decisão" aparecem. Esses pontos são momentos do jogo em que o jogador tem que fazer escolhas que irão determinar os acontecimentos futuros na história. O que difere o jogo School Days das outras visual novels é o fato da historia ser mostrada em formato semelhante de um anime, pois a história é quase toda animada com exceção dos "pontos decisão" que continuam sendo em slides como os Visual novels tradicionais (que são completamente em slides. Além disso, a história do jogo é dividida em vários episódios tendo uma sequencia de aberturas e uma sequencia de encerramentos).

School Days das outras visual novels é o fato da historia ser mostrada em formato semelhante de um anime, pois a história é quase toda animada com exceção dos "pontos decisão" que continuam sendo em slides como os Visual novels tradicionais (que são completamente em slides. Além disso, a história do jogo é dividida em vários episódios tendo uma sequencia de aberturas e uma sequencia de encerramentos).

O jogo possui 21 finais possíveis(o que decide qual destes finais vai acontecer são as atitudes e as escolhas do jogador durante o jogo)mas os mais famosos são os 3 finais trágicos(que vão desde assassinatos dos personagens principais, até o suicídio de um deles). Um Spin-off do jogo, Summer Days, foi lançado pela Overflow utilizando o mesmo sistema, porém sem finais trágicos.

School days teve várias adaptações para outras midias como uma série de anime com 12 episódios e 2 OVAS criados pela TNK, uma série de mangá com 2 volumes, light novel com 3 volumes, e um Drama CD.

Visual Novel[editar | editar código-fonte]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade requer pouca interacção do jogador com o jogo em si, a maior parte do tempo é gasto em simplesmente ouvir ou ler os diálogos entre os diversos personagens. Muitas vezes o jogador chegará em um "Ponto Decisão" que permitirá ao jogador escolher entre as opções que aparecerão na tela(essa opções são as escolhas que determinarão os eventos que ocorrerão futuramente). Durante estes períodos o jogo pausa até que o prazo dado para fazer a escolha acabe ou seja feita uma escolha que determine a direção especifica que o enredo vai seguir. O jogo possui 21 finais possíveis, mas o jogador só conseguirá um deles ao completar o jogo; o que decidirá qual dos 21 finais vai acontecer são as escolhas do jogador durante o jogo. A fim de ver todos os finais, o jogador terá que repetir o jogo várias vezes (no mínimo vinte e uma vezes) sempre fazendo escolhas diferente das jogadas anteriores, dessa forma seguindo outras rotas e finais diferentes.

Histórico de Lançamentos[editar | editar código-fonte]

School Days foi lançado no dia 28 de abril 2005 para PC, e vendido por 9.975 ienes (aproximadamente US $ 97,93 E.U.) sem impostos. Depois foi lançada uma versão livre para PS2, em 17 de janeiro de 2008. A versão PS2 foi lançada como uma edição limitada, de mesmo jeito que a versão regular, foram vendidos por 10290 ienes (aproximadamente E.U. $ 101,04) e 7140 ienes (aproximadamente US $ 70,13 E.U.), respectivamente.

Para corrigir erros relatados que impediam o jogo (versão para PC) de funcionar corretamente, a Overflow lançou atualizações para o jogo. A ultima versão, 11.1, foi lançada em 21 de julho de 2005 e acrescentava legendas e outras funções.

Pilot[editar | editar código-fonte]

Historia[editar | editar código-fonte]

Makoto Itou é um estudante do ensino médio que vem admirando uma garota chamada, Katsura Kotonoha que ele vê no metrô a caminho da escola. Makoto conseguiu tirar uma foto com o seu celular, mas por uma troca inesperada de lugares em sua classe, ele acaba sentando ao lado de Sekai Saionji, que descobre a queda de Makoto por Kotonoha depois de olhar a foto desta no menu do celular de Makoto. Sekai promete ajudá-lo a sair com Kotonoha. Quando finalmente faz os dois ficarem juntos, Sekai começa a mostrar seus proprios sentimentos depois de descobrir que o garoto que Kotonoha gostava era, por coincidência, Makoto. Enquanto espera o próximo metrô junto com Makoto, que está esperando Kotonoha, Sekai fica falando sobre como Makoto poderia recompensá-la por toda a ajuda dada por ela. Antes de entrar no metrô, Sekai beija Makoto e chora durante o caminho para casa. Kotonoha felizmente sai em um encontro com Makoto um pouco depois. Com os três personagens principais demonstrando expressões diferentes em seus rostos, a historia começa...

Personagens[editar | editar código-fonte]

Muitos dos sobrenomes dos personagens são retirados dos antigos primeiros ministros do japão e membros do Tribunal Imperial Japonês.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Makoto Ito (伊藤 誠, Itō Makoto?)

Aniversário: 16 de outubro
Signo: Libra
Tipo Sanguineo: O

Ele é o protagonista da historia. Ele estuda na Escola Sakakino Gakuen e está na terceira turma do 1º ano. Em toda historia ele é um mulherengo indeciso, incapaz de escolher entre as mulheres de sua vida. Embora não seja uma pessoa má por natureza, Makoto é impulsivo e pensa só em si mesmo,por isso toma decisões sem levar em consideração o sentimento dos outros ou nas consequências futuras. Seus pais se divorciaram e agora ele vive com sua mãe num apartamento. Sua irmã mais nova, Itaru, vive com seu pai. Seu nome significa "confiança", o que contradiz com sua natureza indecisa. Makoto é morto esfaqueado e decapitado por Saionji, devido no anime ele escolher Kotonoha em vês dela.

Kotonoha Katsura (桂 言葉, Katsura Kotonoha?)

Aniversário: 4 de janeiro
Signo: Capricórnio
Tipo Sanguineo: A

Ela está na quarta turma do 1º ano, e é membro do conselho de estudantes. Ela pega o mesmo trem que Makoto, que começam a namora-la no começo da história. Ao contrário do que sua aparência de "Garota Gostosa", Kotonoha é calma e tem um caráter respeitável. Tem medo dos rapazes, aparentemente, depois de más experiências no ensino fundamental. Por causa dessa atitude tímida e reservada, Kotonoha e Makoto tem muitos momentos ruins e embaraçosos juntos. Ela também é mentalmente frágil, mostrando isso com suas expressões faciais(especificamente com seus olhos),e tem um comportamento obsessivo quando ela se sente negligenciada, ou quando perde o Makoto de alguma forma isso é mostrado no final do anime quando ela mata Sekai esfaqueada e em um dos finais alternativos onda ela tira a própria vida por que Makoto escolhe Sekai ao invés dela. Ela é odiada por Otome e suas amigas e está sujeita ao seus assédios morais. Isso foi antes dela falar que estava saindo com Makoto, pois esse assédio é intencificado quando Otome descobre a sua ligação com Makoto. A Família de Kotonoha é muito rica e vive em uma grande casa distante da cidade. Seu nome significa "palavra".

Sekai Saionji (西園寺 世界, Saionji Sekai?)

Aniversário: 27 de Janeiro
Signo: Aquário
Tipo Sanguíneo: B

A espirituosa e emocional colega de Makoto. Ela está na mesma turma que Makoto, e senta-se ao lado dele.Depois de ver a foto de Kotonoha que Makoto tem no seu celular, Sekai o ajuda a chegar perto de Kotonoha, apesar de ter fortes sentimentos por ele. Como Makoto, Sekai tem bom coração, mas tende a tomar decisões sem pensar em como os outros se sentem, isso somado com seu carácter impulsivo e emocional, às vezes a coloca em apuros. Sekai vive com sua mãe, Youko, em um apartamento. Seu nome significa "mundo". Ela finge uma gravidez para tentar aproximar mais o Makoto, mas Makoto não liga muito e ela o esfaqueia depois dele escolher Kotonoha. Ela é esfaqueada no final pela Kotonoha por matar Makoto.

Personagens Secundários[editar | editar código-fonte]

Kiyoura Setsuna

Aniversário: 4 de Setembro {
Signo: Virgem
Tipo Sanguíneo: A

Setsuna é uma estudante da terceira turma do 1º ano . É membro do comite estudantil e melhor amiga de Sekai,disposta a sacrificar sua propria felicidade,para ajudar a amiga,o que é mostrado no anime quando Setsuna frequentemente ajuda Sekai a se relacionar com Makoto embora tenha sentimentos proprios por ele. Ela sempre está preocupada com Sekai e tenta ter certeza de que Makoto e Sekai estão felizes.Isso faz com que ela exagere, como por exemplo quando ela tenta cortar qualquer tipo de relacionamento entre Kotonoha e Makoto. Isso foi feito para o bem de Sekai que, diferente de Otome,não tem nada contra Kotonoha. Embora seja silenciosa, Setsuna tem problemas com o fato de seu corpo ser "pouco desenvolvido", principalmente em comparação ao de Kotonoha e Sekai.

Katō Otome

Aniversário: 28 Outubro [carece de fontes?]
Signo: Escorpião
Tipo de Sangue: B

Ela é da quarta turma do 1º ano da Escola Sakakino Gakuen e amiga do Makoto desde o primário. Ela é da equipe de Basketball e chefe do grupo de garotas que incomodam Kotonoha. Ela tem uma queda por Makoto desde o primária

Mídia[editar | editar código-fonte]

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Um mangá adaptado e ilustrado por Homare Sakegatsu foi serializado pela editora Kadokawa na revista Comp Ace, entre maio de 2006 à setembro de 2007. Foram lançados 2 tankōbons pela Kadokawa Shoten. O primeiro tankōbon foi lançado em julho de 2007, contendo os seis primeiros capítulos, o segundo foi lançado em novembro de 2007, contendo os 6 capítulos restantes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]