Scipione Riva-Rocci

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Scipione Riva-Rocci
médico, internista, pediatra
Dados gerais
Nacionalidade Italiano
Nascimento 7 de agosto de 1863
Local Almese
Morte 15 de março de 1937 (73 anos)
Local Rapallo
Atividade
Campo(s) médico, internista, pediatra
Conhecido(a) por Esfigmomanómetro

Scipione Riva-Rocci ( * 7 de agosto 186315 de março 1937 ) foi um médico italiano internista e pediatra, natural de Almese, Piemonte. Obteve o seu diploma de médico em 1888, na Universidade de Turín, e de 1900 a 1928 foi director do Hospital de Varese.

Inventou um método simples de usar o esfigmomanómetro. Um originalíssimo esfigmomanómetro fabricado com objetos tão comuns como um tinteiro, alguns tubos de cobre, tubos de bicicleta, e uma quantidade de mercúrio. As suas iniciales RR usavam-se às vezes para indicar pressão sanguínea medida com a sua técnica. O neurocirurgião Harvey Cushing melhorou este aparelho, e desempenhou um papel major, dando ao esfigmomanómetro Riva-Rocci de mercúrio a relevância que merecia e aconselhando-o aos médicos de todo o mundo.

Riva-Rocci também tem importantes contribuições na la medicina pulmonar e respiratória, particularmente nos seus estudos sobre la tuberculose pulmonar. Sendo um jovem médico assistente de Carlo Forlanini na técnica de pneumotórax iatrogénico para o tratamento da tuberculose pulmonar.

Em 1929 tem os primeiros sintomas de uma grave doença infecciosa: a encefalite letárgica, que de certo contraiu por contágio das numerosas pessoas afetadas durante uma epidemia. É obrigado a abandonar a atividade profissional em 1930, e mudou-se com a sua esposa para Rapallo, na Riviera ligura, onde morre sete anos depois, com de 73 anos.[1]

Algumas publicações[editar | editar código-fonte]

  • 1896. Un nuovo sfigmomanometro. Gazz Med Torino 47. 981, 1001

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.