Scooby-Doo! Mystery Incorporated

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Scooby-Doo! Mistério S/A)
Scooby-Doo! Mystery Incorporated
Scooby-Doo: Mistérios S.A. (PT)
Scooby-Doo! Mistério S/A (BR)
Scooby-Doo! Mystery Incorporated
Cartaz de divulgação
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Aventura
ação
mistério
Drama
Comédia
suspense
sobrenatural
Duração 22 min.
Baseado em Scooby-Doo, Cadê Você?
por Joe Ruby & Ken Spears
Elenco Frank Welker
Matthew Lillard
Grey DeLisle
Mindy Cohn
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 2
Episódios 52 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es) Mitch Watson
Spike Brandt
Tony Cervone
Exibição
Emissora original Cartoon Network
Distribuição Warner Bros. Television Distribution
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 5 de abril de 20105 de abril de 2013
Cronologia
Programas relacionados Scooby-Doo, Where Are You!

Scooby-Doo! Mystery Incorporated (também conhecida como Scooby-Doo! Mystery, Inc) é uma série de animação estadunidense, sendo a décima primeira encarnação da franquia animada de sucesso Scooby-Doo, criada pela Hanna-Barbera, sendo a primeira encarnação à não ser exibida no tradicional sábado de manhã. A série é produzida pela Warner Bros. Animation e exibida pelo Cartoon Network, tendo estreado nos Estados Unidos no dia 5 de abril de 2010. A série foi realizada até 5 de abril de 2013, com duas temporadas e cinquenta e dois episódios — um total de vinte e seis episódios por temporada.

Scooby-Doo! Mystery Incorporated retorna para os primeiros dias da turma do Scooby-Doo, quando eles ainda resolvem mistérios em sua cidade natal, fazendo muitas referências a versões anteriores da franquia; entre eles, muitos casos e criaturas a partir do original Scooby-Doo, Where Are You!.

Episódio por episódio, a série tem uma abordagem aos clássicos elementos da série, com a tecnologia cada vez mais moderna e as habilidades e os cenários tornando-se a história de cada vilão. Contrastando com isso, no entanto, são implementados dois elementos que nunca foram usados em uma série da franquia Scooby-Doo antes: o drama do relacionamento entre os personagens e um formato contínuo de histórias cujos enredos têm bases escuras tratadas com seriedade quase totalmente.

A série elabora uma extensa homenagem ao gênero horror com base em obras de cinema, televisão e literatura, como: A Nightmare on Elm Street, Saw, Twin Peaks e as obras de H. P. Lovecraft. Em particular, na segunda temporada, o arco central da história evolui para o uso pesado da mitologia babilônica, explorando Anunnaki, dos conceitos pseudocientíficos da colisão com Nibiru e do escritorZecharia Sitchin. Outros personagens da Hanna-Barbera, ocasionalmente, servem de atração especial, incluindo Capitão Caverna, Tutubarão, Speed Buggy, Fantasminha Legal, Falcão Azul, Bionicão e muitos outros.

Como foi o caso com as três parcelas anteriores da franquia, Scooby-Doo: Mistério S/A redesenha os personagens principais, desta vez em um look retrô que os devolve a seus trajes originais de 1969, com algumas pequenas mudanças (como Velma agora usando arcos em seu cabelo). A série também é a estreia de Matthew Lillard dublando a voz de Salsicha Rogers, depois que ele interpretou o personagem em dois filmes live-action — Scooby-Doo (2002) e Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed (2004). Casey Kasem, a voz original do personagem, agora dubla o pai do mesmo.

Em Portugal, a primeira temporada da série foi transmitida na RTP2 e a segunda temporada foi transmitida no Cartoon Network. Em 26 de abril de 2018, começou a ser exibida no Boomerang durante a madrugada.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Fred Jones Jr., Daphne Blake, Velma Dinkley e Norville "Salsicha" Rogers são um time de adolescentes solucionadores de mistérios que vivem com seu cão Scooby-Doo na pequena cidade de Baía Cristal, o autoproclamado "lugar mais aterrorizado da Terra". As aparições de fantasmas e monstros na cidade formam a base para a sua próspera indústria turística e, como tal, os adultos da cidade (o principal deles sendo o Prefeito Jones, o pai de Fred) não estão felizes com os jovens resolvendo todos os acontecimentos sobrenaturais.

Além dos casos tradicionais que sempre resolve, a equipe encontra-se empurrada para a descoberta de um segredo obscuro que se esconde no passado de Baía Cristal. Seguindo pistas enigmáticas mandadas por um homem conhecido como Sr. E, os adolescentes descobrem a lenda de um amaldiçoado tesouro, a história secreta da fundação de Baía Cristal e o desaparecimento sem solução de quatro jovens e seu animal de estimação que formavam a Mistério S/A original. Apesar dos mistérios, no entanto, estão os envolvimentos românticos puxando as crianças para além: Salsicha encontra-se incapaz de colocar o seu novo romance com Velma à frente de sua amizade de longa data com Scooby-Doo, enquanto Daphne faz de tudo para que Fred note-a, sendo que este é obcecado por armadilhas — mas ele também se esforça para perceber que tem sentimentos por Daphne.

Anjinha Dinamite revela que seu verdadeiro nome é Cassidy Williams, uma integrante da Mistério S.A original. Também é revelado que o Feio de Baía Cristal é o Prefeito Jones, que tentou pegar os pedaços do Disco Planisférico. Ele revela que não é o verdadeiro pai de Fred, que veio a Baía Cristal quando soube do tesouro amaldiçoado e que Judy Reeves e Brad Chiles são os verdadeiros pais de Fred.

2.ª temporada[editar | editar código-fonte]

O retorno da Mistério S/A original para Baía Cristal começa uma corrida entre os dois grupos para localizar as peças do Disco Planisférico, que apontará o caminho para o tesouro amaldiçoado por baixo da cidade. Com as peças reunidas, fica evidente que esses dois grupos não são os únicos solucionadores de mistérios que viveram em Baía Cristal: existiram muitos times semelhantes, sempre compostos por quatro pessoas e um animal, e o segredo por trás de sua secular ligação revelará a verdade por trás da maldição de Baía Cristal. O destino de ambos, a amizade do grupo e todos da própria realidade estão na balança, enquanto as forças extra-dimensionais se reúnem em preparação e a era de Nibiru se aproxima. Depois dos eventos do último episódio da série, a Mistério S/A decide desvendar mistérios e capturar monstros que são pessoas disfarçadas tanto na Baía Cristal quanto em vários lugares do mundo em Be Cool, Scooby-Doo! e Salsicha e Scooby-Doo ficam mais cômicos do que em O Que Há de Novo, Scooby-Doo?

Episódios[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada de Scooby-Doo! Mystery Incorporated ocorreu por vinte e seis episódios entre 2010 e 2011,[1] com uma parada desconhecida para a exibição dos episódios após treze episódios. O primeiro episódio da temporada estreou como um sneak peek em 5 de abril de 2010 e foi re-exibido em 12 de julho de 2010 no Cartoon Network, juntamente com os próximos doze episódios nos Estados Unidos. A série continuou no ar no Teletoon do Canadá depois de treze episódios.[2] Os treze episódios restantes, apelidado como uma segunda temporada pelo Cartoon Network, começou a ser exibida em 3 de maio de 2011 até 26 de julho de 2011.

Durante o hiato, o primeiro episódio da segunda temporada estreou 30 de março de 2012 no Cartoon Network[3] e foi ao ar no Boomerang do Reino Unido em 2 de junho de 2012, com mais quatro episódios de sua estreia até 6 de junho de 2012. O site oficial da Warner Bros anunciou que a segunda temporada iria começar a ser exibida no Cartoon Network em maio de 2012, mas foi adiada para 30 de julho de 2012 nos Estados Unidos.[4] Os primeiros quinze episódios foram ao ar durante a semana, depois de 30 de julho de 2012,[5] até 17 de agosto de 2012.[6] O show foi em outro hiato, até 25 de março de 2013, quando os restantes episódios da segunda temporada entrou no ar nos Estados Unidos e concluiu em 5 de abril de 2013.[7][8] Cada episódio da série é chamado de "capítulo" em linha comparando com a história global do show.

Vozes[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]


Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

A partir do episódio 40, trocaram as vozes de Scooby-Doo e Salsicha (Orlando Drummond e Mário Monjardim, respectivamente) por Reginaldo Primo e Mckeidy Lisita, respectivamente.[9]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Scooby-Doo: Mystery... Episodes». TV Guide. Consultado em 11 de junho de 2011 
  2. «Scooby-Doo: Mystery... Episodes». Big Cartoon Database. Consultado em 1 de junho de 2012 
  3. «Scooby-Doo! Mystery Incorporated - 'The Night the Clown Cried' Episode Info - MSN TV». Tv.msn.com. 30 de março de 2012. Consultado em 31 de maio de 2012 
  4. «Scooby Doo: Mystery Incorporated Episode Guide 2012 Season 2 - The Night the Clown Cried, Episode 1». TVGuide.com. Consultado em 5 de abril de 2013 
  5. «Scooby-Doo! Mystery Incorporated: The Complete Second Season». Amazon.com. Consultado em 27 de agosto de 2012 
  6. «Scooby-Doo! Mystery Incorporated - 'Theater of the Doomed' Episode Info - MSN TV». Tv.msn.com. 17 de agosto de 2012. Consultado em 5 de abril de 2013 
  7. «Scooby-Doo! Mystery Incorporated - 'Through the Curtain' Episode Info - MSN TV». Tv.msn.com. 17 de agosto de 2012. Consultado em 5 de abril de 2013 
  8. «Scooby-Doo! Mystery Incorporated - 'Come Undone' Episode Info - MSN TV». Tv.msn.com. 17 de agosto de 2012. Consultado em 5 de abril de 2013 
  9. https://delfos.net.br/orlando-drummond-e-mario-monjardim-estao-fora-de-scooby-doo
Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.