Scooby-Doo (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Scooby-Doo
Scooby-Doo (PRT)
Scooby-Doo: O Filme (BRA)
Scooby-Doo (filme)
 Estados Unidos
2002 •  cor •  86 min 
Gênero aventura
comédia de terror
Direção Raja Gosnell
Elenco Freddie Prinze Jr.
Sarah Michelle Gellar
Matthew Lillard
Linda Cardellini
Scott Innes
Rowan Atkinson
Lançamento Estados Unidos 14 de Junho de 2002
Portugal 12 de Julho de 2002
Brasil 4 de Outubro de 2002
Idioma inglês
Orçamento US$ 84 milhões
Receita US$ 275.650.703[1]
Cronologia
Scooby-Doo 2: Monstros à Solta

Scooby-Doo é um filme produzido pela Warner Bros. no ano de 2002, sendo o primeiro longa-metragem de ação live-action/animação da série Scooby-Doo. Foi lançado em 14 de Junho de 2002 nos Estados Unidos, 12 de Julho em Portugal e em 4 de Outubro do mesmo ano no Brasil.

O filme teve direção de Raja Gosnell e estrelou os atores Freddie Prinze Jr. como Fred Jones, Sarah Michelle Gellar como Daphne Blake, Matthew Lillard como Salsicha Rogers e Linda Cardellini como Velma Dinkley. O filme ainda contou com a participação de Rowan Atkinson, o Mr. Bean, como Emile Mondavarius.

Após seu lancamento em 2002, o filme ganhou uma sequência Scooby-Doo 2: Monstros à Solta , e uma prequela Scooby-Doo! O Mistério Começa que foi seguido por uma sequência em 2010, Scooby-Doo! A Maldição do Monstro do Lago.

Enredo

Predefinição:Revelações sobre o enredo Em um armazém, a Mistério S.A (Sociedade anónima). ilustra um plano para pegar o fantasma Lunar que raptou Daphne Blake, voando ao redor com ela amarrada e amordaçada, mas termina com Shaggy Rogers e Scooby-Doo, fazendo o fantasma ser capturado. Depois de resolver o mistério, os argumentos constantes entre os membros da Mistério S.A. sobre Fred Jones tomando os créditos das idéias de Velma Dinkley, faz a turma seguir caminhos separados, para o desespero de Salsicha e Scooby. Dois anos mais tarde, Salsicha e Scooby são abordados para resolver um mistério na popular Spooky Island, reunindo-se com Fred, Daphne e Velma, embora nenhum destes últimos ficam felizes ao ver uns aos outros, com exceção de Salsicha e Scooby, que ainda querem a Mistério S.A. reunida novamente. Na ilha, a turma se reúne com Emile Mondavarious, o proprietário do parque, que explica sua teoria de que os visitantes estão sendo amaldiçoados.

A quadrilha visita o castelo fantasma abandonado da ilha, onde Daphne encontra um artefato em forma de pirâmide chamado o Daemon Ritus [nota 1] e Velma e Fred encontram um quarto estranho com vídeos projetados para tratar os não-humanos. Quando a turma retorna para o hotel,Velma conhece um homem de quem ela começa a gostar e Salsicha conhece Mary Jane,uma carismática garota por quem ele se apaixona,logo depois eles são atacados pelos demônios da ilha, que sequestram numerosos turistas, incluindo Fred, Velma e Mondavarious. No dia seguinte, Daphne é capturada por Zarkos, enquanto Salsicha e Scooby descobrem que Fred, Velma e os turistas estão agora possuídos pelos demônios. Os dois fogem com Mary Jane até Scooby perceber que ela está possuída também. No meio de uma discussão entre Scooby e Salsicha, Scooby cai em um buraco e é seguido por Salsicha, que mergulha para salvá-lo. Salsicha se depara com um caldeirão com os protoplasmas de todos os que foram capturados, incluindo o resto da turma; ele liberta somente as almas de seus amigos para os seus corpos. Velma descobre que os demônios são destruídos na luz solar como os vampiros, enquanto as almas de Daphne e Fred acabam nos corpos errados.

Salsicha rouba o Daemon Ritus e reúne-se com a turma depois que suas almas se corrigem. Chegando ao Mestre Voodoo, a turma descobre que se o líder dos demônios absorver uma alma pura através do Daemon Ritus, em seguida os demônios devem governar o mundo nos próximos 10 mil anos. A alma pura pertence a Scooby, enquanto o líder dos demônios é Mondavarious. Salsicha convence o grupo a colocar suas diferenças de lado e finalmente trabalhar juntos para salvar Scooby. Eles formam um plano, mas ele falha e alma de Scooby é extraída. Scooby é salvo por Salsicha, ferindo Mondavarious na tentativa. Fred e Velma descobrem que ele é na verdade um robô, controlado por ninguém menos que o sobrinho de Scooby, Scooby-Loo, que a turma abandonou anos atrás devido ao seu egoísmo. Agora vingativo, Scooby-Loo transforma-se em um demônio gigante chamado Scooby-Rex para destruir a turma e governar o mundo usando almas dos turistas que ele absorveu.

Daphne luta com Zarkos acima das cavernas da ilha, derrubando-o através do telhado, que expõe os demônios à luz solar, matando-os. Salsicha confronta Scooby-Loo e rasga o Daemon Ritus de seu peito, libertando as almas e revertendo Scooby-Loo ao seu "eu" original. Salsicha encontra o verdadeiro Mondavarious preso em um buraco e liberta-o. Daphne e Fred beijam-se, Salsicha e Mary Jane se abraçam junto com Scooby, enquanto Velma abraça o homem que ela conheceu no início do filme, em seguida, lhe dá um soco enquanto ri. Quando a Mistério S.A. aborda a imprensa, Velma pensa que Fred vai levar o crédito por suas idéias novamente, no entanto Fred deixa Velma tomar o crédito que ela merece. A Mistério S.A. é então reunida enquanto Scooby-Loo e Zarkos são levados embora. No final, Salsicha e Scooby são vistos comendo comida no Hotel da Spooky Island. Ambos comem pimenta e gritam enquanto sai fumaça do hotel. Predefinição:Fim das revelações sobre o enredo

Elenco

Produção

Início

O produtor Charles Roven começou o desenvolvimento de um live-action de Scooby-Doo em 1994. O ator Mike Myers também manifestou interesse em atuar com Salsicha. Até o final da década, a popularidade combinada de Scooby-Doo, Where Are You!, juntamente com a adição do roteiro e animação digital atualizada levou a Warner Bros. para produção do filme.

Filmagens

O filme foi filmado em estúdios e em torno de Queensland, na Austrália. A produção teve início em 12 de Fevereiro de 2001, no parque temático da Warner Bros. Movie World,[2][3] e terminou por volta de Junho de 2001.

Reformulação

O filme foi originalmente definido para ter um tom mais escuro, essencialmente zombando a série original, muito parecido com o filme The Brady Bunch e estava pronto para uma classificação PG-13 [inadequado para crianças]. Salsicha foi criado para ser um pedreiro, Velma e Daphne tiveram um breve relacionamento lésbico,[4] e havia muitas referências para maconha.[5] Vários rumores sobre estes aspectos da série original dos desenhos animados foram repassados ​​por fãs do original e que deveriam ser incorporados no filme de ação ao vivo.[6]

Uma referência a maconha que foi retida foi o uso de "Mary Jane"[nota 2] como o nome do interesse amoroso de Salsicha, e outras piadas de drogas são feitas quando ouvimos Salsicha e Scooby exclamando animadamente enquanto vemos a máquina de mistério do lado de fora com o fumo que sai dela, no entanto, é revelado que dentro estavam apenas cozinhando hambúrgueres em um mini-grill.

De acordo com a atriz Sarah Michelle Gellar, após o elenco ter assinado, houve uma mudança e o filme tornou-se mais para familia. Algumas das piadas adultas originais ainda estão no filme. Elas também estão incluídas nas cenas excluídas lançadas em home-media.[7] Gellar também disse que seu personagem e Linda Cardellini compartilharam um beijo na tela que acabaram por não fazer. "Não era apenas, como, por diversão", disse ela, explicando o que aconteceu na cena de mudança de corpo. "Inicialmente na cena de troca de alma, Velma e Daphne não conseguiam obter as suas almas de volta juntas na floresta. E assim, a maneira que elas encontraram foram se beijar e as almas voltaram para o alinhamento correto."[8]

Recepção

Scooby-Doo teve uma recepção mista para negativa por parte da crítica especializada. Com base em 31 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 35/100 no Metacritic. Em avaliações neutras, do Variety, Joe Leydon disse: "Apenas rápido, frenético e engraçado o suficiente para divertir os fãs novos e devotos de longa data dos personagens que os inspiraram mais de 30 anos no valor dos episódios animados de TV e fez em video suas características."

Do TV Guide, Maitland McDonagh: "Como as adaptações de desenhos animados baratos, assumidamente estúpidas em vão live-action, este é o top de linha: O elenco é atraente, os conjuntos de cores vivas e divertido de se olhar, o mistério como careta e pateta como qualquer destaque em muitas inexplicavelmente amadas caricaturas de Scooby-Doo."

Time, Joel Stein: "O elenco faz grandes impressões dos personagens originais de desenhos animados, e o Scooby gerado por computador é convincente, mas verifica-se que o que nós gostamos no Scooby-Doo é que em primeiro lugar foi que ninguém estava tentando."

Seattle Post-Intelligencer, William Arnold: "Ponto de venda tecnológica de filme - com um Scooby animado por computador em um mundo live-action em sua maioria - é estranhamente inexpressivo. Na verdade, é praticamente imperceptível: um testamento talvez, para o aumento do conhecimento do público que com o CG-impulsionando a Hollywood de hoje, todos os filmes são desenhos animados."

Em avaliações desfavoráveis, do Los Angeles Times, Robin Rauzi disse: "Como reformulado pelo diretor agressivamente medíocre Raja Cosnell e o roteirista James Gunn, este Scooby-Doo é o entretenimento mais descartável do que as caricaturas de meia hora de Hanna-Barbera sempre foram."

Chicago Sun-Times, Roger Ebert: "Não só estou mal preparado para rever o filme, mas atrevo-me a adivinhar que alguém que não é, literalmente, um membro de um fã-clube Scooby-Doo seria igualmente incapaz. Este filme existe em um universo fechado, e o resto de nós são os estrangeiros. A Internet foi inventada para que você possa encontrar outra pessoa avaliando o Scooby-Doo. Comece a navegar."

Em avaliação positiva, do The Washington Post, Hank Stuever disse: "Você não quer amar isso, mas você vai. Embora Scooby-Doo está muito aquém de se tornar o "Blazing Saddles" das gerações X, Y e Z, é difícil resistir a seus encantos idiotas."[9]

Notas

  1. Em tradução livre, ritual/demônio.
  2. "Mary Jane" é semelhante a "marijuana", que traduzido é maconha. Em exemplo, o título de Portugal do filme que é sobre uso da droga, Smiley Face foi traduzido como "Marijuana" Meu Amor

Referências

  1. «Scooby-Doo» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 24 de abril de 2015 
  2. «What Will Scooby Do?» (em inglês). LATimes. Consultado em 24 de abril de 2015 
  3. «Production underway on live-action 'Scooby Doo', Starring Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar and Rowan Atkinson for Warner Bros. Pictures» (em inglês). Time Warner. Consultado em 24 de abril de 2015 
  4. «Lesbian Secrets Scooby» (em inglês). TV Guide. Consultado em 24 de abril de 2015 
  5. Entertainment Weekly, 636/637. [S.l.: s.n.] 25 de janeiro. p. 38  Verifique data em: |ano= (ajuda)
  6. «The Inside Dope» (em inglês). News Blank. Consultado em 24 de abril de 2015 
  7. Clarie, Marie (novembro de 2006). "Sarah Michelle: The Buffy Slayer". Vol. 13, Issue 11. [S.l.: s.n.] p. 100  Verifique data em: |ano= (ajuda)
  8. «Gellar Smooched In Scooby» (em inglês). Arquivo - Sci Fi Wire. Consultado em 7 de junho de 2002 
  9. «Scooby-Doo». Metacritic (em inglês). CBS Interactive. Consultado em 30 de maio de 2015 

Ligações externas