Scooby-Doo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Scooby Gang)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
sim contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Scooby-Doo
Scooby-Doo (PT/BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Género Mistério, sobrenatural, aventura, comédia
Duração 21-30 minutos
Criador(es) Joe Ruby
Ken Spears
Iwao Takamoto
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Hanna-Barbera
Tema de abertura Vários
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
Brasil Cartoon Network,SBT,Warner Channel,Tooncast
Transmissão original 13 de setembro de 1969 - 5 de abril de 2013
N.º de temporadas 11 seriados
N.º de episódios 324 no total (somando com todas os seriados) (lista de episódios)

Scooby-Doo é um desenho animado americano produzido pela Hanna-Barbera, e criado no ano de 1969 por Iwao Takamoto.

Constituído por um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com um Dogue Alemão falante chamado Scooby-Doo, que viajam numa van chamada Máquina Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões.

Os detetives juvenis seguem pistas, fogem dos vilões e, muitas vezes, vêem-se perdidos em labirintos, passagens secretas e porões escuros. Dividem-se sempre em dois grupos quando vão procurar pistas: Fred e Daphne vão por um lado, enquanto Salsicha e Scooby acompanham Velma, que, apesar da esperteza e inteligência, vive perdendo seus óculos e se metendo nas confusões de Salsicha e Scooby.

A formula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa: depois de uma cena de perseguição ou uma sequência musical, e por meio de algum plano ou ideia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história. Cada vez que são desmascarados, os vilões sempre dizem: "Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos incheridos e esse cachorro idiota". Esse bordão (a tradução para a dublagem quase sempre muda as palavras) faz parte de quase todos os desenhos e filmes realizados. É a segunda série com maior número de temporadas de todos os tempos, perdendo para Os Simpsons, com esmagadoras 24 temporadas e mais de 500 episódios.

História[editar | editar código-fonte]

Quando gravou a canção "Strangers in the night", Frank Sinatra não podia imaginar que ela inspiraria o nome Scooby-Doo. O nome de Scooby-Doo vem de um trecho da música em que Sinatra canta "dooby dooby doo".

Tudo começou na rede CBS americana em 13 de setembro de 1969, com Scooby-Doo, Where Are You! (Scooby-Doo, Cadê Você?). Os personagens foram criados por William Hanna e Joseph Barbera, pelo executivo da CBS Fred Silverman, pelos roteiristas Joe Ruby e Ken Spears e pelo desenhista Iwao Takamoto (O pai do Scooby - Doo). O título original era "Who's Ssssscared?". Fred Silverman queria um show que misturasse comédia e mistério, na mesma linha da sitcom americana "Dobbie Gillis". Os primeiros desenhos eram muito assustadores e foram rejeitados.

Num voo para Los Angeles, Silverman ouviu a canção de Sinatra e o "dooby dooby doo" não lhe saia da cabeça. Rebatizou o desenho de Scooby-Doo, Where Are You? e tornou um cão o astro do show.

Versões[editar | editar código-fonte]

O sucesso de Scooby-Doo impulsionou os criadores da Hanna-Barbera a lançarem nos anos 70 outros desenhos na mesma fórmula "garotos e mascote investigando casos misteriosos", como Goober e os Caça-Fantasmas, Fantasminha Legal, As Panterinhas, Clue Club, Shmoo entre outros. Mas nenhum deles repetiria o sucesso da trupe da Máquina do Mistério.

Scooby-Doo, Where Are You! (Scooby-Doo, Onde Está Você?) teve duas temporadas produzidas entre 1969-1971. Devido ao grande sucesso, deu origem a vários outros programas com Scooby ao longo dos anos. De 1972 a 1974, o show voltou com o título "The New Scooby-Doo Movies", (no Brasil, Os Novos Filmes do Scooby-Doo) no qual nossos heróis encontram-se com estrelas do mundo pop e outros personagens Hanna-Barbera para solucionar mais mistérios: Os Globetrotters, Sonny & Cher, Don Knotts, Dick Van Dyke, A Família Addams, Batman e Robin, O Gordo e o Magro, Jeannie é um Gênio e Babu, Os Três Patetas. Quando possível, os próprios astros emprestavam suas vozes à versão desenho.

Por uma temporada em 1976, o grupo apareceu no Scooby-Doo-Dynomutt Show, apresentado com outro desenho: Dinamite, o Bionicão. Juntou-se à trupe de Scooby um primo seu, Scooby-Dão (Scooby-Dum) e a cadela Scooby-Dee.

De 1977 a 1980 Scooby-Doo apareceu em Os Ho-Ho Límpicos (Scooby's All Star Laff-A-Lympics), juntamente com vários personagens Hanna-Barbera, divididos em três equipes e disputando competições olímpicas. Scooby-Doo é o representante da equipe dos "Assombrados".

Em 1979, Scooby ganhou um sobrinho: Scooby-Loo (Scrappy-Doo), uma versão menor, mas corajosa, tagarela e chata, do cão Scooby-Doo. Scooby, seu sobrinho e seus amigos humanos apareceram ainda em vários segmentos e aventuras por toda a década de 80. No Brasil, o cãozinho recebeu a voz do brilhante dublador já falecido Cleonir dos Santos. Scooby-Loo tem uma participação destacada no primeiro filme de cinema de Scooby Doo (com a voz do dublador Guilherme Briggs).

Entre 1988 e 1991 um novo show foi produzido: O Pequeno Scooby-Doo ("A Pup Named Scooby-Doo"). Como estava em voga com outros cartoons na época, os personagens eram mostrados em sua infância, mas sempre às voltas com casos misteriosos.

Em 2002, Hollywood lança a versão em carne e osso do desenho Hanna-Barbera, com o cachorro Scooby-Doo totalmente criado por computador. O filme "Scooby-Doo - O filme", dirigido por Raja Gosnell e produzido por Charles Roven, tem no elenco Matthew Lillard (Salsicha), Freddie Prinze Jr. (Fred), Sarah Michelle Gellar ("Buffy") (Daphne), Linda Cardellini (Velma) e Rowan Atkinson (o "Mr. Bean", que faz Mondavarious, o vilão da história), seguido por Scooby-Doo 2 - Monstros à Solta (2004). Em 2009, o terceiro filme live action baseado na série, Scooby-Doo! The Mystery Begins, foi lançado em comemoração dos 40 anos da existência do personagem. Com um elenco completamente novo (Robbie Amell como Fred, Hayley Kiyoko como Velma, Kate Melton como Daphne e Nick Palatas como Salsicha), o filme conta a história de como a Mistério S.A. foi formada.

Em outubro de 2002, foi lançado O que Há de Novo, Scooby Doo? (What's New Scooby Doo?). São episódios inéditos do cachorro medroso e sua trupe. A grande novidade fica por conta da Internet. A partir de agora, a agência de investigação conta com o apoio da web para solucionar os misteriosos casos, por meio de um lap top.

Em 2007 estreou no Cartoon Network o seriado Salsicha e Scooby Atrás das Pistas (Shaggy and Scooby-Doo Get a Clue). Nesta série, Salsicha e Scooby atuam sozinhos para ajudar o tio Albert Shaggleford contra o malvado Dr. Phybes, e, ao contrário das outras séries, essa segue uma seqüencia.

Mesmo com o advento do computador nos novos episódios de 2003, é interessante notar que apesar dos personagens atravessarem décadas solucionando casos misteriosos, perseguindo ou correndo de fantasmas, eles nunca se tornaram adultos ou tiveram seu figurino alterado, apesar das mudanças de moda ou dos tempos. Sempre o mesmo visual anos 60, de minissaias, lenços no pescoço e cabelos "a la Beatles".

A dupla de dubladores de Scooby (Orlando Drummond Cardoso) e Salsicha Mario Monjardim continua emprestando suas vozes para seus personagens, tanto no cinema como na nova versão animada para TV.

Em 2008, a Warner Bros. Animation em associação com o Cartoon Network resolvem produzir a mais nova encarnação do cão detetive. Em Setembro de 2009 é lançado, a mais nova série do Scooby-Doo, Scooby-Doo - Mystery, Inc. (no Brasil Scooby-Doo: Mistério S/A) baseada na primeira encarnação do desenho Scooby-Doo, Cade Você?, mas produzida em formado animação computadorizada igual á penúltima encarnação O que Há de Novo, Scooby Doo?.

Nesta Versão, é demostrado um lado dos personagens que sempre fora um dilema nas versões anteriores,como um envolvimento de Velma com Salsicha,e o amor de Fred e Daphne.

Scooby-Doo lançou seu primeiro filme com estilos modernos, o que mostra que o desenho está se renovando dia-a-dia, Salsicha por exemplo, veste roupas modernas, já adaptadas as crianças, adolescentes e até adultos de hoje, Scooby-Doo fez amantes em todo o mundo foram centenas de dublagens para muitas línguas. E é uma historia muito engraçada.

No Brasil,a animação era exibida pela TV Tupi entre 1972 até 1977, quando passou a ser exibida pela Rede Globo entre 1977 até 1983. A Rede Manchete exibiu o Scooby Doo entre 1984 e 1987. Desde 87, é exibida pelo SBT. Em Portugal,a animação é exibida pela Cartoon Network.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Scooby-Doo (personagem) É o apelido de Scoobert-Doo, um cachorro covarde. Tem medo da própria sombra e, sem querer, acaba salvando a turma ou pegando os vilões. Sempre impulsionado pela promessa de um bom lanche, biscoitos caninos (os Biscoitos Scooby) ou caramelos. Ele encerra cada episódio "falando" "Scooby-Dooby-Doo-oo-oo !!!".
  • Salsicha Rogers Que tem o nome de Norville, mas o detesta e prefere ser chamado de Salsicha, é o dono de um cão simplesmente chamado de Scooby. É um sujeito magricelo e de aparência desleixada (seu apelido em inglês - Shaggy - quer dizer ("desgrenhado"), sempre com um cavanhaque por fazer e com olheiras. Assim como seu cão, Salsicha é covarde, medroso, faminto e divide com Scooby a paixão por guloseimas, sanduíches, sorvetes e outras delícias. Tem pavor dos fantasmas e é o primeiro a não querer participar dos casos. Sempre se dá mal com os vilões, mas acaba dando sorte e os capturando com ajuda de Scooby (sem querer, claro!). É o mais engraçado da turma e o mais criativo quando tem que se esconder dos fantasmas. É dele o bordão que dá título ao desenho em inglês: "Scooby-Doo, cadê você!?", e ainda a frase "Que tal um lanchinho, Scooby?". Salsicha é o mais velho da turma como podem ver em Scooby-Doo 3.
  • Fred Jones, Diferente de Salsicha é corajoso, é o líder do grupo, sempre ávido por um novo mistério,e em certas ocasiões é lerdo,mas sem perder a graça. Cria engenhocas para se defender dos inimigos e suas paixões são armadilhas...e Daphne Blake. Suas frases preferidas são: "Temos mais um mistério em nossas mãos", ou em outras situações: "Vamos cair fora, turma!", e também: "Vamos nos dividir turma" às vezes e em outras: "Vamos nos separar e procurar pistas".
  • Daphne Blake, Filha de milionários, é o alvo preferido dos vilões que, muitas vezes, a raptam, mas ela sempre é esperta o bastante para escapar e improvisar soluções em situações inusitadas. Sua frase preferida: Jeepers. Daphne foi inspirada em Indira Stefanianna Christopherson, dubladora dos estúdios DePatie-Freleng, que, além da voz, emprestou seus traços para a criação da personagem. Ela e Fred tem um lado amoroso,que é assumido oficial e abertamente na série Scooby-Doo Mistério S/A (onde eles se tornam namorados) e no futuro filme da franquia Scooby-Doo Stage Fright,onde ela assume que está apaixonada por Fred.
  • Velma Dinkley É uma garota inteligente e cheia de ideias que desvenda os mistérios com Fred. Melhor amiga de Daphne, sempre com alguma tirada científica, encontra soluções lógicas para resolver casos complexos. Suas principais frases são "Hum… Acho que finalmente estou começando a entender esse mistério" , "Meus óculos… não consigo ver sem meus óculos" e as vezes "Gente!". Usa óculos, camisa com gola enorme laranja e uma saia de bailarina vermelha; sapatos de também bailarina vermelho escuro e meias laranja enormes.

Esporádicos[editar | editar código-fonte]

Com o tempo a fim de incrementar o desenho Iwao Takamoto, em conjunto com Hanna-Barbera, criou alguns personagens interessantes, dos quais alguns até originaram outros desenhos.

  • Scooby-Loo (Scrappy Doo, no original) - Sobrinho de Scooby-Doo;
  • Scooby-Dão (Scooby Dum, no original) - Primo de Scooby-Doo. embora não muito esperto, é muito valente;
  • Scooby-Dee (Scooby Dey, no original) - Prima mais nova de Scooby, prima de 2º Grau;
  • Tio Yabba Doo - Irmão de Scooby-Doo que vive no oeste;
  • Xefire Dusty - É o xefire da cidade das Flores e o dono de Yabba-Doo. É tão medroso quanto Salsicha;
  • Flin - Flan - Garoto muito esperto que entra pra turma na busca aos 13 Fantasmas. Sempre tem um truque escondido na manga;
  • Vincent Van Doido - Um dos maiores misticos do mundo e auxilia a turma na busca aos 13 Fantasmas. Parece uma mistura de Mandrake com Doutor Estranho;
  • Gugui - É a namorada de Salsicha. Aparece somente em Scooby-Doo e o Lobisomem;
  • Hex Girls - Grupo de rock presente em varias aventuras de Sccoby-Doo. É formado por Thorn(Sally McKnight, guitarrista), Dusk(Muffy St.James, Baterista) e Luna (Kim Moss, tecladista).

Filmes e Séries[editar | editar código-fonte]

Séries[editar | editar código-fonte]

Título Transmissão Episódios Temporadas
1 Scooby-Doo, Cadê Você? 1969–1970 25 episódios 2
2 Os Novos Filmes do Scooby-Doo 1972–1973 24 episódios 2
3 O Show do Scooby-Doo 1976–1978 40 episódios 3
4 Scooby-Doo e Scooby-Loo 1979–1980 16 episódios 1
5 Scooby-Doo e Scooby-Loo (Curtas) 1980–1982 99 episódios 3
6 O Novo Show de Scooby e Scooby-Loo 1983–1984 43 episódios 2
7 Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo 1985 13 episódios 1
8 O Pequeno Scooby-Doo 1988–1991 30 episódios 4
9 O Que Há de Novo, Scooby-Doo? 2002–2005 42 episódios 3
10 Salsicha e Scooby Atrás das Pistas 2006–2008 26 episódios 2
11 Scooby-Doo! Mistério SA 2010 - 2013 52 episódios 2

Filmes Clássicos e Especiais[editar | editar código-fonte]

Filme Ano
Scooby-Doo em Hollywood 1979
Scooby-Doo e os Irmãos Boo 1987
Scooby-Doo e o Lobisomem 1988
Scooby-Doo e a Escola Assombrada 1989
Scooby-Doo em: Uma Noite das Arábias 1994
Noite dos Doo Vivos 2001

Filmes lançados diretamente em vídeo[editar | editar código-fonte]

Filme Ano
Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis 1998
Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa 1999
Scooby-Doo e os Invasores Alienígenas 2000
Scooby-Doo e a Perseguição Cibernética 2001
Scooby-Doo e a Lenda do Vampiro 2003
Scooby-Doo e o Monstro do México 2003
Scooby-Doo! e o Monstro de Lago Ness 2004
Ola! Scooby-Doo! 2005
Scooby-Doo! em Cadê a Minha Múmia? 2005
Scooby-Doo! Piratas a Bordo! 2006
Scooby-Doo! O Abominável Homem das Neves 2007
Scooby-Doo e o Rei dos Duendes 2008
Scooby-Doo e a Espada do Samurai 2009
Scooby-Doo! Abracadabra-Doo 2010
Scooby-Doo! Verão Assombrado 2010
Scooby-Doo! A Lenda do Fantasmossauro 2011
Scooby-Doo! Música de Vampiro 2012
Scooby-Doo! Estrela do Circo 2012
Scooby-Doo! A Máscara do Falcão Azul 2013
Scooby-Doo! O Fantasma da Ópera 2013
As Aventuras de Scooby Doo: O Mapa Misterioso 2013
Scooby-Doo! Mistério na Luta Mania 2014
Scooby-Doo! O Sinistro Franken 2014

Filmes em Live-Action[editar | editar código-fonte]

Filme Ano
Scooby-Doo! 2002
Scooby-Doo 2: Monstros à Solta 2004
Scooby-Doo! O Mistério Começa 2009
Scooby-Doo! A Maldição do Monstro Lago 2010


Episodios Especiais[editar | editar código-fonte]

Filme Ano
Scooby-Doo!Jogos Assombrados 2012
Scooby-Doo! Natal Assombrado 2012
Scooby-Doo! e o Espantalho Sinistro 2013
Scooby-Doo! A Ameaça do Mecachorro 2013
Scooby-Doo! Gol de Fantasma 2014
Scooby Doo! Beach Blanket Beastie 2014

Aparições em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Com o tempo, Scooby Doo se tornou tão famoso que foi referenciado, homenageado e ocasionalmente parodiado em outros desenhos. Algumas citações notáveis foram:

Na serie Supernatural em diversos episódios Dean sita scooby doo

  • Na série Buffy the Vampire Slayer, o grupo principal, da caça-vampiros e seus amigos, se auto-intitula "Scooby Gang" e as vezes "os Scoobies", em referência ao desenho, já que são um grupo de jovens que investigam mistérios e caçam monstros.
  • No desenho Johnny Bravo, em um episódio, Johnny se une a Scooby, Salsicha e seus amigos para investigarem o desaparecimento de sua tia Jebedissa. O episódio inclui muitas cenas divertidas que prestam homenagem à série original, especialmente a tipicamente confusa cena de perseguição.
  • Em um episódio da série animada Harvey, o Advogado, Harvey tem de defender Scooby e Salsicha no tribunal quando a famosa dupla é acusada de uso de drogas. Harvey vence o caso e Scooby e Salsicha são declarados inocentes.[1]
  • No filme A Caçada dos Padrinhos Mágicos, do desenho Padrinhos Mágicos, Timmy entra no desenho snooper doog (uma referencia ao scooby)
  • Billy e Mandy - episódio da coruja branca.
  • No desenho Johnny Test, no episódio "Assombração", Johnny, Dukey (como Scooby), suas irmãs e Gil (como Fred) vão à uma mansão mal assombrada. Eles investigam o caso e imitam alguns bordões. Um dos envolventes era o próprio chefe das obras, que diz: "Tudo daria certo se não fossem essas crianças intrometidas!". E Johnny ainda se pergunta: "Eu já ouvi isso em algum lugar".
  • Apareceram (em paródia) em Yin Yang Yo no episódio "Festa do Pijama da Destruição", onde Salsicha e Scooby aparecem assistindo televisão e comentando sobre o desenho de Yin Yang Yo.
  • Na Série iCarly no Episódio "Acredito no Pé Grande" quando Sam desmacara o Pé Grande, Freddie diz Uau,Momento Scooby-Doo Total.
  • Na Série Os Feiticeiros de Waverly Place, Justin diz: "Teria um nome mais obvio como SCOOBY DOO?".
  • Num episodio da quarta temporada do Capitão Planeta, onde os Defensores estão disfarçados de estudantes, Velma e Salsicha aparecem em várias ocasiões nos primeiros 10 minutos do episódio.
  • No desenho Os Simpsons na 17ª temporada, episódio 2, Liza diz: O que aprendi no Scooby-Doo foi que não devo ter medo de nada.
  • No desenho As Aventuras de Gui & Estopa, no episódio Vídeo Game, no final, Pitiburro se fantasia de monstro e é desmascarado, então aparece Scooby Doo e Salsicha assistindo ao desenho que comentam que tinham visto aquilo em algum lugar.
  • Numa história em quadrinhos da Turma da Mônica, o personagem Bidu, tenta imitar vários câes famosos para levantar audiência. Um deles foi Scooby-doo.
  • Ainda sobre a Turma da Mônica, numa história satirizando Batman, se vê Tina, Rolo, Zecão, Bidu e Pipa vestidos como a turma do Scooby.
  • No desenho Dalila e Júlio no episódio "Brincando na Neve" há uma cena em que Gelada diz que seu plano daria certo se não fosse por "Dalila e Júlio" e logo em seguida Dalila fala "Nossa estou me sentindo no desenho do Scooby-Doo".
  • No filme O Filho do Ace Ventura, ele diz: " o que aprendi com Scooby Doo é que um destes livros abre uma passagem secreta!"
  • Na série televisiva Hannah Montana, o pai da protagonista faz piadas imitando o Scooby-Doo e o Salsicha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]