Sean Patrick O'Malley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sean Patrick O'Malley, OFMCap
Cardeal da Santa Igreja Romana
Arcebispo de Boston

Título

cardeal-presbítero de Santa Maria da Vitória
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 29 de agosto de 1970
Ordenação episcopal 2 de agosto de 1984
Nomeado arcebispo 1 de julho de 2003
Cardinalato
Criação 24 de março de 2006 por Bento XVI
Brasão
Coat of arms of Sean Patrick O'Malley.svg
Lema QUODCUMQUE DIXERIT FACITE
Dados pessoais
Nascimento Estados Unidos Lakewood, 29 de junho de 1944 (70 anos)
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Sean Patrick O'Malley OFMCap (Lakewood, 29 de junho de 1944) é um cardeal estadunidense, arcebispo de Boston.

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Sean Patrick O'Malley nasceu no dia 29 de junho de 1944 em Lakewood, Estados Unidos. Sean tinha apenas 12 anos de idade quando entrou no seminário menor franciscano. Aos 21, fez a primeira confissão de votos simples e ingressou oficialmente na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Cardeal de Boston, mantém um blogue sobre o papel da Igreja Católica Apostólica Romana e suas atividades. É apontado como um “pregador de pés descalços”, pois costuma fazer celebrações de maneira informal, sempre de batina marrom. É visto, frequentemente, sorrindo e contando estórias. É favorável às discussões de temas incômodos, como pedofilia e desvios de comportamento.

Em 29 de agosto de 1970 recebe o sacerdócio e é transferido para Washington, depois de um período de diaconato na Ilha de Páscoa. Fundou o Centro Católico Hispano, organização de assistência humanitária para os refugiados e imigrantes da América Latina.

Em 1978 é nomeado vigário episcopal para Washington pelo cardeal William Wakefield Baum. Em 1984 é nomeado bispo coadjutor da diocese de Saint Thomas, nas Ilhas Virgens, onde, pouco depois, se torna bispo diocesano.

Em 16 de junho de 1992 é nomeado bispo da diocese de Fall River em Massachusetts. Em 2002 é transferido para Palm Beach na Flórida. É nomeado arcebispo de Boston pelo para João Paulo II menos de um ano depois. Em 24 de março de 2006 é elevado a cardeal pelo papa Bento XVI com o título presbiteral de Santa Maria della Vittoria.