Seanad Éireann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


República da Irlanda
Coat of arms of Ireland.svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo da
República da Irlanda



Outros países · Atlas

Seanad Éireann (AFI[ɕan̪ˠad̪ˠ e:rʲan̪ˠ]; "Senado da Irlanda") é o termo que na língua gaélica irlandesa designa a câmara alta do legislativo irlandês (em irlandês: Oireachtas). Os senadores são conhecidos como Seanadóirí (singular: seanadóir) e a casa é conhecida extra-oficialmente como Senate.

Ao contrário da câmara baixa, o Dáil Éireann, o Seanad não é eleito pelo voto direto, mas consiste de uma mistura de membros, escolhidos por diferentes métodos. Seus poderes são muito menores do que os do Dáil, e pode basicamente apenas prorrogar a aprovação de uma lei da qual discorde, e não vetá-la diretamente.

Sua sede, desde sua fundação, é Leinster House, em Dublin.

Em abril de 2004 uma proposta de reforma da instituição foi introduzida formalmente no Seanad, e implementada no fim de novembro de 2007.1

Referências

  1. "University constituencies to go in Seanad reform plan", The Irish Times, 28 de novembro de 2007. Página visitada em 28 de janeiro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a República da Irlanda é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.