Seanad Éireann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


República da Irlanda
Coat of arms of Ireland.svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo da
República da Irlanda



Outros países · Atlas

Seanad Éireann (AFI[ɕan̪ˠad̪ˠ e:rʲan̪ˠ]; "Senado da Irlanda") é o termo que na língua gaélica irlandesa designa a câmara alta do legislativo irlandês (em irlandês: Oireachtas). Os senadores são conhecidos como Seanadóirí (singular: seanadóir) e a casa é conhecida extra-oficialmente como Senate.

Ao contrário da câmara baixa, o Dáil Éireann, o Seanad não é eleito pelo voto direto, mas consiste de uma mistura de membros, escolhidos por diferentes métodos. Seus poderes são muito menores do que os do Dáil, e pode basicamente apenas prorrogar a aprovação de uma lei da qual discorde, e não vetá-la diretamente.

Sua sede, desde sua fundação, é Leinster House, em Dublin.

Em abril de 2004 uma proposta de reforma da instituição foi introduzida formalmente no Seanad, e implementada no fim de novembro de 2007.[1]

Referências

  1. "University constituencies to go in Seanad reform plan", The Irish Times, 28 de novembro de 2007. Página visitada em 28 de janeiro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a República da Irlanda é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.