Seara Bendita Instituição Espírita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Seara Bendita Instituição Espírita é um centro espírita localizado em Campo Belo, no estado brasileiro de São Paulo.

É uma instituição religiosa, sem fins lucrativos, de caráter privado, apolítica, de natureza filantrópica e cultural, de duração indeterminada, constituída por pessoas animadas de sentimento cristão. As suas finalidades são:

  • O estudo, a prática e a difusão do Espiritismo, no seu tríplice aspecto - religioso, filosófico e científico, de conformidade com as obras da codificação de Allan Kardec;
  • Promover gratuitamente a assistência educacional, moral, espiritual e material, em consonância com o princípio espírita cristão;
  • O trabalho sem sectarismo pessoal ou de grupo, pela efetiva ação da fraternidade humana, inspirado no Evangelho de Jesus e à luz da Doutrina Espírita.

Para melhor cumpri-las organiza-se em cinco Áreas:

- Assistência Espiritual; - Assistência e Serviço Social; - Ensino; - Infância e Juventude, e; - Divulgação.

Desenvolve as suas atividades, sem qualquer discriminação ou preconceito quanto à raça, nacionalidade, credo, cor, idade, sexo, posição social ou financeira e política.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada a 3 de novembro de 1951 por José Klörs Werneck, surgiu através de um grupo de estudos espíritas que, em 1951 reunia-se em uma garagem na Rua Barão do Triunfo no bairro de Campo Belo em São Paulo.

Werneck era proprietário de um terreno de 1.000 m² na Rua Rui Barbosa, 960 - hoje Rua Demóstenes, 834, Campo Belo, São Paulo, SP [1] -, e decidiu doá-lo para a construção da sede.

O nome da instituição foi tirado do livro Seara Bendita, de autoria espiritual de Vítor Hugo, psicografado pela médium mineira Zilda Gama.

A primeira diretoria executiva foi constituída pelos membros da comissão de estudo formada no dia 7 de setembro de 1951 para a concretização do ideal: José Klörs Werneck (presidente), Plínio Lorz (secretário), Júlio Pastori e José Koiler (tesoureiros).

Oferece diversos cursos para a compreensão da doutrina Espírita desde os cursos básicos, passando pelos cursos de estudos mediúnicos e evangélicos, até os cursos de capacitação, como de expositores, orientadores, e outros. Anualmente são cerca de 4.500 alunos matriculados.[carece de fontes?]

Possui um atendimento fraterno para aqueles que chegam pela primeira vez. Aqueles que buscam um apoio espiritual são encaminhados para as diversas assistências espirituais por meio de passes.

O Lar Meimei e a Estação Crescimento, localizados na Vila Missionária, região sul da cidade de São Paulo/SP, formam o núcleo de assistência social da Seara Bendita.

Sua missão é promover o desenvolvimento intelectual, cultural e ético do ser humano, e fortalecer a cidadania, gerando impacto social positivo na comunidade local.

A atuação na educação infanto-juvenil e na profissionalização de jovens rendeu à Seara o "Prêmio Bem Eficiente", da Kanitz & Associados, organização que avalia e seleciona anualmente 50 entidades do terceiro setor em todo o Brasil, segundo padrões de eficiência e gestão em atividades na área social.

Nas tardes de sábado, as dependências da Seara Bendita ficam à disposição das crianças e jovens de 4 a 21 anos para o estudo do Espiritismo e o desenvolvimento de atividades relacionadas à convivência espírita. A AIJ também é responsável pela educação espírita e evangelização de crianças e jovens do Lar Meimei, da favela de Paraisópolis e da comunidade das Espraidas (atual Av. Jorn. Roberto Marinho).

A Seara Bendita também organiza atividades artísticas e palestras que visam a divulgação da Doutrina Espírita. Estes eventos reunem milhares de participantes ao longo do ano.

A Biblioteca Miguel Gordilho foi inaugurada em 4 novembro de 2000 e o seu acervo possui mais de 4.200 livros. Os títulos disponíveis abordam temas do Evangelho, de doutrina e de filosofia.

Todos os frequentadores e visitantes da Seara Bendita encontram na sua livraria inúmeras obras espíritas e de leitura edificante.

Roupas e acessórios, artesanato, brinquedos, decoração, presentes, utilidades domésticas, peças novas e semi-novas estão à venda no Bazar da Seara Bendita, cuja renda é revertida para a manutenção da Casa e das atividades assistenciais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Mapa de localização, página acessada em 14 de abril de 2008