Sebastián Lerdo de Tejada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sebastián Lerdo de Tejada y Corral
Sebastián Lerdo de Tejada y Corral
Presidente do  México
Mandato 19 de julho de 1872 - 20 de novembro de 1876
Antecessor(a) Benito Juárez
Sucessor(a) José María Iglesias
Vida
Nascimento 24 de abril de 1823
Xalapa, Estado de Veracruz, México
Morte 21 de abril de 1889 (65 anos)
Nova York, Estados Unidos
Dados pessoais
Partido Partido Liberal
Profissão advogado e político

Sebastián Lerdo de Tejada y Corral (Jalapa, 24 de abril de 1823 - Nova Iorque, 21 de abril de 1889) foi um político liberal do México. Foi presidente do México entre 1872 e 1876.

Nascido em Jalapa, Veracruz, no seio de uma família criolla. Durante cinco anos estudou teologia no seminário de Puebla e posteriormente formou-se em direito no Colegio de San Ildefonso uma escola famosa na Cidade do México que Lerdo de Tejada dirigiria aos 29 anos de idade. Era conhecido por ser um líder liberal e pelo seu apoio a Benito Juárez. Foi ministro de relações exteriores do governo de Ignacio Comonfort durante três meses em 1857 e em 1861 tornou-se presidente da Camara de diputados.

Manteve-se leal à república durante a intervenção francesa de 1862 e reinado de Maximiliano I, participando activamente na resistência contra os franceses. Foi ministro de relações exteriores de Benito Juárez, a quem sucedeu na presidência do México após a sua morte em 1872, inicialmente de forma interina e após 1 de dezembro de 1872 como presidente eleito.

Como presidente da república teve algum sucesso na pacificação da sociedade mexicana e deu início a construção de caminhos de ferro. Seria reeleito em 1876 mas derrubado logo de seguida por Porfírio Díaz devido à impopularidade que granjeara pelos meios que empregou para conseguir a reeleição bem como por algumas medidas que diminuíam os direitos dos estados da federação em favor de um governo fortemente centralista.

Acabaria por exilar-se em Nova Iorque onde faleceu alguns anos mais tarde.

O seu irmão, Miguel Lerdo de Tejada, foi também uma figura notável da política mexicana.

Precedido por
Benito Juárez
Presidente do México
19 de julho de 1872 a 20 de novembro de 1876
Sucedido por
José María Iglesias