Sechium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaSechium
Sechium edule ("chuchu" ou "caiota").

Sechium edule ("chuchu" ou "caiota").
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: Angiosperms
Clado: Eudicots
Clado: Rosids
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Subfamília: Cucurbitoideae
Tribo: Sicyeae
Subtribo: Sicyinae
Género: Sechium
P.Browne
Espécies
  • S.chinantlense
  • S.compositum
  • S. edule - caiota
  • S.hintonii
  • S.pittieri
  • S.venosum[1]
Sinónimos[2]
Frutos de Sechium edule.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Sechium

Sechium P.Browne é um género botânico que agrupa 17 espécies validamente descritas pertencente à subtribo Sicyinea da tribo Sicyeae da família Cucurbitaceae (abóboras e similares). A espécie mais conhecida é S. edule, cultivada para fins alimentares e comercializada sob o nome de chuchu.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O género Sechium inclui plantas perenes monoicas, trepadoras, herbáceas, com cáudices tuberosos. As folhas são simples, com gavinhas 3–5-ramificadas.

As flores apresentam estames racemosos, hipanto pouco profundo, por vezes envaginado abaixo dos nectários, com 5 sépalas pequenas, distantes, dentiformes. A corola é rotácea, esbranquiçada, com 5 pétalas unidas na base e 10 nectários dispostos em 5 pares, em forma de saco, extra-estaminares e basais. Os estames são 3, filamentosos, unidos numa columna central. As anteras são livres, com tecas flexíveis.

As flores pistiladas são coaxilares com as estaminadas, pedunculadas, solitárias ou em pares, com hipanto e perianto como nas flores estaminadas, ovário unilocular, óvulo solitário, pêndulo, com 3 estigmas.

O fruto é mediano a grande, piriforme, obovoide, elipsoide ou ovoide, mais o menos nervurado ou sulcado, variadamente espinhoso ou liso, lenhoso a carnoso, indeiscente. A semente é solitária, grande e lisa.[3]

O género foi descrito por Patrick Browne e publicado em The Civil and Natural History of Jamaica in Three Parts 355. 1756.[3]

Espécies[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Rafael Lira Saade. Chayote: Sechium edule (Jacq.) Sw.. [S.l.]: International Plant Genetic Resources Institute, 1996.
  2. USDA GRIN Taxonomy.
  3. a b Sechium Tropicos.org. Missouri Botanical Garden (26 de novembro de 2013).


Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.