Secretaria-Geral do Exército

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Secretaria-Geral do Exército
Estado  Distrito Federal
Subordinação Comandante do Exército
Sigla S G Ex
Criação 1860
Comando
Comandante Gen Div Artur Costa Moura
Sede
Endereço QGEx - Bloco A - 3º Pav - SMU - Brasília


A Secretaria-Geral do Exército é uma organização militar do Exército Brasileiro que assessora diretamente o Comandante do Exército.

História[editar | editar código-fonte]

Sua história remonta ao século XIX. No período Imperial, nossa jovem Nação estava envolvida em lutas externas no Cone Sul. Em 1860, no espaço que medeia as Campanhas contra Oribe e Rosas, e a Guerra da Tríplice Aliança, sob a liderança daquele que viria a ser o nosso Patrono, o Exército se reestruturava. Nesse cenário, há 146 anos, criou- se a Secretaria dos Estados dos Negócios de Guerra, embrião desta organização militar.

Avançando no tempo, e novamente entre dois conflitos de expressão, dessa vez as 2 Guerras Mundiais, o Exército passava por racionalização administrativa. Transcorria o ano de 1938 e, no dia 16 de fevereiro, foi criada a Secretaria - Geral do Ministério da Guerra. O próprio Ministro, General Eurico Gaspar Dutra, presidiu a cerimônia de inauguração da Secretaria, no Rio de Janeiro, então sede do Governo Federal. Nessa mesma solenidade assumiu o primeiro Secretário- Geral, o Gen Valentim Benício da Silva.

Em 1967, a Secretaria recebeu o nome atual. Em 1972, a Secretaria transferiu-se para a nova Capital Federal.

Missões[editar | editar código-fonte]

A SGEx possui as seguintes missões: assessorar o Comandante do Exército nas áreas de cerimonial, medalhística, documentação e acervo cultural; secretariar as reuniões do Alto Comando do Exército; elaborar o Boletim do Exército; coordenar a segurança do Quartel-General do Exército; dirigir as entidades vinculadas à Secretaria-Geral do Exército (SGEx) destinadas aos apoio à família militar e às autoridades na guarnição de Brasília.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]